XXI Festa da Juventude / XIII Feira das Associações

Data: 2011-08-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Cinco dias de convívio e animação, de afirmação da identidade local e dinâmica do movimento associativo do concelho.

UHF sobe hoje ao palco.


Aí está o mês de Agosto, um mês sempre muito ansiado pelos mortaguenses, marcado pelo regresso de muitos conterrâneos ao torrão natal e ao convívio dos familiares, mas também por um acontecimento festivo – a Festa da Juventude/Feira das Associações - que nesta época do ano marca o ritmo dos dias dos mortaguenses, vividos com especial alegria e num espirito de comunhão fraterna.

Durante cinco dias, de 10 a 14 de Agosto, a “festa das tasquinhas”, como é vulgarmente conhecida, volta ser o centro das atenções e o ponto de encontro e reencontro de milhares de mortaguenses, onde quer que eles estejam.

As “tasquinhas” são o mote principal e marca distintiva das festas, dinamizadas pelas Associações Locais. Este ano estão representadas 31 Associações, 27 das quais com mostra gastronómica. Todas as noites, a partir das 20 horas, os apreciadores da cozinha mais tradicional e regional poderão deliciar-se com dezenas de pratos e iguarias, em que não poderá faltar a tradicional “Lampantana”, ex-libris da gastronomia local. E os visitantes podem usufruir mesmo de uma refeição completa, uma vez que há tasquinhas dedicadas exclusivamente a sobremesas e digestivos.
Mais uma vez está presente uma associação de Wormeldange (Luxemburgo), representada pelos Bombeiros daquela região do Moselle, inserindo-se na geminação entre os dois municípios.

À semelhança da edição anterior, o programa integra dois eventos desportivos: o XI Prémio de Mortágua de Ciclismo, organizado pelo Velo Clube do Centro, e o 2º Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua, que terão lugar na tarde do dia 13.



Espectáculos são outro dos aliciantes
Orquestra Smooth, UHF, Áurea, Expensive Soul, José Cid e Gala Internacional de Folclore


Não há festa sem música e mais uma vez o cartaz da Festa da Juventude/Feira das Associações distingue-se pela qualidade dos artistas e grupos em presença, numa grande abrangência de sons, estilos musicais e públicos, desde a música Ligeira, Rock, Hip-Hop, Soul, até às danças e cantares tradicionais do país e do Mundo.

Ontem, dia 10, coube à Orquestra Smooth abrir as noites de concertos. O grupo, formado por 12 elementos, interpretou grandes temas da música portuguesa e internacional, numa viagem pelos vários sons do mundo, desde Fado, Música Ligeira, Rock, passando pelos ritmos latino-americanos.
Além das magníficas vozes de Ricardo Barros e Sandra Pereira, destacou-se a convidada surpresa, a pequena Carolina, de apenas 10 anos, uma das finalistas do programa da TVI “Uma Canção Para Ti”, que encantou o público cantando clássicos da música portuguesa. Um espectáculo com muito ritmo e energia, com algumas pessoas a não resistirem a um pezinho de dança.

Hoje, dia 11, sobem ao palco os UHF, a carismática banda da margem sul do Tejo e um dos símbolos do rock português; que irá apresentar os “velhinhos” e os novos temas do seu já vasto repertório.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt