Aprovada proposta de suspensão parcial do PDM

Data: 2005-02-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Vai permitir a expansão da actual Zona Industrial

Face à necessidade urgente de dar resposta à criação de novos espaços para instalação de empresas no concelho, a Câmara Municipal de Mortágua aprovou no passado dia 2 de Fevereiro, uma proposta que visa a suspensão parcial do PDM e o estabelecimento de medidas preventivas para a área contígua à actual zona industrial. “O actual Parque Industrial tem a sua ocupação preenchida e há necessidade de infraestruturar novos espaços para as empresas que pretendam se instalar no nosso concelho”, explica o presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
Afonso Abrantes refere que a continuidade do espaço industrial existente permitindo a sua ampliação “é para já a opção possível”, adiantando que a área industrial existente encontra-se devidamente infraestruturada, sendo fácil e económica a sua expansão. Confrontada com a indefinição quanto ao futuro traçado das vias nacionais previstas, nomeadamente o IC12 e IP3, factor considerado determinante na escolha da localização de novas áreas industriais no concelho, e por outro lado, a urgência, enquanto tal traçado não estiver definido, em viabilizar a localização das empresas que manifestem, desde já, intenção em se instalar no concelho, a Câmara Municipal decidiu recorrer a esta solução intermédia.
Além da suspensão parcial dos artigos 19º e 21º do PDM, foi aprovada também o estabelecimento de medidas preventivas para a mesma área, e durante o prazo de dois anos, prorrogável por mais um. A suspensão parcial do Plano Director Municipal pretendida incide sobre uma área de 50 hectares, contígua à zona industrial existente e está praticamente toda ocupada e classificada no PDM em vigor como espaço florestal. A sua eventual ocupação com indústrias não irá colidir com quaisquer servidões administrativas ou outras condicionantes, o que constitui também uma vantagem. O Parque Industrial constitui um importante pólo de desenvolvimento do concelho e a sua ampliação irá permitir o aumento dos postos de trabalho.
Esta decisão da Câmara vai ainda ser submetida a apreciação e aprovação da Assembleia Municipal e a ratificação da Secretaria de Estado competente.








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt