Unidade Móvel de Saúde no Concelho de Mortágua

Data: 2005-02-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Município, Sub-Região de Saúde de Viseu e Centro de Saúde de Mortágua assinaram parceria

Foi assinado no passado dia 15 de Março, entre a Câmara Municipal de Mortágua, o Centro de Saúde e a Sub-Região de Saúde de Viseu, o acordo de parceria que vai permitir a curto prazo o funcionamento de uma Unidade Móvel de Saúde no concelho. O acordo foi rubricado pelo presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, em representação do Município, o Coordenador da Sub-Região de Saúde, Dr. José Mota de Faria e o Director do Centro de Saúde de Mortágua, Dr. Vítor Fernandes, em representação do sector da Saúde.
Esta unidade de saúde vai proporcionar um serviço de proximidade às populações em termos de acesso a alguns cuidados de saúde primários que no momento só podem ser prestados no Centro de Saúde ou nas Extensões de Saúde. É o caso de vacinas, pensos, controle da tensão arterial, da glicémia, rastreios, análises urológicas, entre outros cuidados de saúde, a que poderão ali aceder sem necessidade de se deslocarem à sede do concelho. Esta unidade terá sobretudo uma função preventiva e de vigilância de saúde, beneficiando da sua criação sobretudo a população idosa, devido às maiores dificuldades de mobilidade. Poderá também, de alguma forma, constituir um incentivo a que pessoas que normalmente não têm o hábito de recorrer aos serviços de saúde, passem a fazê-lo com regularidade, deixando de ter o argumento da distância ou dos gastos de transporte. Nos termos do protocolo agora celebrado, caberá a Câmara Municipal a aquisição da viatura e respectivo equipamento, tendo já procedido à sua adjudicação no passado dia 2 de Fevereiro.
Por sua vez, o Centro de Saúde terá a responsabilidade de disponibilizar o pessoal clínico e fornecer o material médico necessário. Esta unidade móvel de saúde será a segunda a ser criada no distrito de Viseu. Tudo indica que em meados de Junho já poderá estar em actividade no concelho de Mortágua.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt