CIM-Baixo Mondego apresentou Web Site e novo logótipo

Data: 2011-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Realizou-se no dia 31 de Maio, em Coimbra, a apresentação do Web Site e novo logótipo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), de que Mortágua é um dos municípios integrantes.
O site da CIM- Baixo Mondego responde às preocupações desta comunidade de estar presente no mundo da World Wide Web, uma poderosa ferramenta de comunicação à escala global, de divulgação da sua actividade, ao mesmo tempo de transparência e aproximação aos cidadãos que vivem e trabalham nesta região da CIM-BM.

Antes da apresentação do site aos Presidentes dos Municípios e à Comunicação Social, o Presidente do Conselho Executivo da CIM do Baixo Mondego, Jorge Bento, destacou a boa execução financeira da CIM-BM em termos de aproveitamento dos fundos comunitários. A CIM-BM tem contratualizada a gestão de um pacote financeiro no montante de 79 milhões de euros, que suporta um largo conjunto de projectos a desenvolver pelos municípios.
E destacou as vantagens competitivas e os ganhos de escala que podem ser obtidos, com políticas e medidas de âmbito supramunicipal, em várias áreas “ Há um leque de oportunidades para actuação das comunidades intermunicipais advenientes da maior massa crítica que a aglomeração lhe confere”. E citou três exemplos concretos, referentes a três projectos que a CIM-Baixo Mondego está a desenvolver. Trata-se de intervenções na área da formação de recursos humanos, no apoio ao empreendedorismo e na aquisição conjunta de bens e serviços.

A CIM-BM está hoje credenciada como entidade formadora e avançou com um programa de formação para trabalhadores municipais visando a sua valorização. Esse programa, com a duração de dois anos, envolve cerca de 180 acções de formação para um número estimado de cerca de 3500 formandos. A CIM-BM está igualmente a desenvolver um projecto na área do empreendedorismo que visa agilizar os processos de apoio à criação de negócios. Este projecto vai interligar instituições diversas, tais como os Municípios, Escolas do 1º,2º e 3º ciclos, IAPMEI, IEFP, Instituições de Ensino Superior, Associações Comerciais e Industriais, empresas e naturalmente a própria Comunidade Intermunicipal. Por último a Central Electrónica de Compras, que vai permitir gerar poupanças que resultarão da negociação conjunta para aquisição de bens e serviços.

O Presidente do Conselho Executivo da CIM-BM mostra-se confiante no futuro, afirmando que esta região tem um enorme potencial de desenvolvimento, com recursos humanos altamente qualificados, instituições de excelência e clusters de máxima qualidade internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, que é também Vice-Presidente da CIM do Baixo Mondego, considera que “a região da CIM do Baixo Mondego é muito rica na sua diversidade e que para além do que cada concelho possa oferecer por si, com a sua história, o seu património, a sua gastronomia, os seus recursos naturais, as suas empresas, as suas instituições, há um grande número de projectos que só são possíveis de realizar e potenciar numa lógica supramunicipal. Até para que não haja municípios a fazer o mesmo e haja sim uma complementaridade e sinergias, em que o principal beneficiário seja a região no seu todo”. Por outro lado, vinca, existem áreas que têm de ser pensadas e geridas numa dimensão regional, designadamente no ordenamento do território, na saúde, no turismo, nas grandes vias de comunicação.

Relativamente à participação de Mortágua na CIM-Baixo Mondego, Afonso Abrantes, lembra que esta não é a primeira experiência supramunicipal em que Mortágua está envolvido. “Temos uma experiência de vários anos com a Associação de Municípios do Planalto Beirão e agora mais recentemente com a CIM do Baixo Mondego, e como em tudo na vida, houve um período de aprendizagem, de adaptação a uma nova realidade, em que foi preciso ultrapassar desconfianças e medos mútuos. Mas hoje é um caminho incontornável, que vamos ter que trilhar cada vez mais”.
No site da CIM Baixo Mondego os munícipes podem encontrar informação sobre cada um dos 10 concelhos, incluindo um portefólio e links de ligação a cada concelho, bem como informação sobre projectos candidatados e aprovados no âmbito da CIM, fases de candidatura, Órgãos, Estatutos e Documentos de Gestão da CIM, além de uma área de interface com o público (Newsletter, Twitter, Facebook). O novo logotipo sugere uma ideia de movimento, “a dinâmica de um movimento em que a diversidade faz a riqueza e em que a convergência faz a força”.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt