Coral Juvenil Silvia Marques

Data: 2011-04-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Intercâmbios culturais com grupos de Espanha e Itália

O Coral Juvenil Sílvia Marques recebeu, entre 13 e 17 de Abril, o Coro Infantil “La Cajita Musical de Málaga”, no âmbito de um intercâmbio entre os dois grupos. Um concerto, realizado no Centro de Animação Cultural, na noite do dia 15, constituiu o ponto alto do programa de intercâmbio.

O grupo espanhol, constituído por 36 elementos e dirigido pela Maestrina Petia Koleva (de origem búlgara), interpretou três temas em conjunto com o Coral Juvenil Silvia Marques - “Aleluia”, "Happy Day” e “Menina que estás à janela” - aplaudidos por uma sala cheia de público.

Ao longo dos cinco dias de estadia do grupo espanhol, decorreu em paralelo um programa social, com o objectivo de dar a conhecer o concelho e a região aos visitantes, que incluiu nomeadamente uma visita ao Cabeço do Senhor do Mundo, ao Parque Verde, à Mata do Bussaco e a Coimbra, tendo sido também visitadas duas instituições sociais do concelho (Escola de Cães-Guia e Santa Casa da Misericórdia).

No âmbito do intercâmbio está também prevista a deslocação da Classe Infantil do Coro Juvenil Silvia Marques a Málaga, o que deverá acontecer no próximo mês de Junho.

O Coral Juvenil está ainda a participar noutro projecto de intercâmbio que tem como parceiros a Asociación Escola Coral de Veus, de Valência (Espanha) e a Association Nonsolo Tango, de Vibo Valentia, (Itália). Trata-se do projecto europeu Grundtvig, apoiado pela Comissão Europeia, que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, sendo um dos seus principais objectivos facilitar o acesso de todos os cidadãos europeus à aprendizagem ao longo da vida, promovendo a mobilidade e a troca de experiências e práticas educativas no espaço europeu.

O Coral Juvenil de Mortágua já se deslocou à região do sul de Itália, em Novembro do ano passado, e nos próximos dias 29 e 30 irá acolher os dois outros parceiros no projecto. Está igualmente prevista uma deslocação do Coral Juvenil Silvia Marques à região espanhola de Valência, a ter lugar no mês de Julho.

Estes intercâmbios promovem a partilha musical, mas acima de tudo contribuem decisivamente para o desenvolvimento e formação dos nossos jovens, através do contacto com diferentes línguas, povos, culturas e tradições.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt