“Na Sombra de um Profissional”

Data: 2011-04-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Jovens acompanham um dia de trabalho de diferentes profissionais

Ao longo desta semana, 36 jovens do concelho, estudantes do 9º e 12ºano, estão a acompanhar vários profissionais, observando as tarefas, os procedimentos, as rotinas e as decisões que estes tomam num dia normal de trabalho.

Esta iniciativa, denominada “Na Sombra de um Profissional”, é uma das acções do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município, realizando-se pelo quarto ano consecutivo e aproveitando o período de férias lectivas (Natal e Páscoa).
Durante um dia os jovens vão estar em empresas e instituições do concelho e da região, que colaboram na iniciativa de forma voluntariosa, atendendo aos seus objectivos.

Os profissionais são muito diferenciados: Médico Pediatra, Médico Veterinário, Médico Dentista, Autarca, Educadora de Infância, Joalheira, Designer de Moda, Esteticista, Arquitecto, Engenheiro Civil, Biólogo, Psicólogo, Contabilista, Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta, Militar, Mecânico, Técnico de Manutenção.


A experiência proporciona aos jovens não só o contacto com o que fazem esses profissionais no seu dia-a-dia, mas também com o ambiente de trabalho, os processos e as relações humanas que envolvem a sua actividade.

Liliana Oliveira, estudante do 12ºano, é uma das jovens que se inscreveu no projecto. Esteve na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, a acompanhar o trabalho de um Fisioterapeuta. “Eu tinha uma ideia diferente do que era um Fisioterapeuta, pensava que era basicamente as massagens, os exercícios de reabilitação, mas agora percebi que o diálogo, o contacto humano, é também muito importante nesta actividade”, contou-nos.
Quanto a perspectivas profissionais, a Liliana Oliveira já tem ideias muito bem definidas: “É isto mesmo que eu quero. Eu tive sempre a ideia de ser médica, mas como não tenho notas para Medicina, quero seguir algo relacionado com esta área, como Enfermagem ou Fisioterapia”.

Esta acção tem como objectivo ajudar os alunos a desenvolver as suas perspectivas acerca das profissões e das suas preferências, sob a forma de experiências de acompanhamento de profissionais durante o seu dia de trabalho. Nesta actividade, os jovens têm oportunidade de aprofundar o conhecimento que têm das profissões e da sua rotina diária, que para muitos é um conhecimento superficial e imaginário. Proporciona-se, portanto, um conhecimento mais vivencial, mais directo, por forma a que os jovens tenham significados e imagens mais reais e objectivas do mundo do trabalho e do modo de exercício de uma profissão.
De um modo geral, para todos estes jovens, constitui ainda uma experiência muito enriquecedora do ponto de vista humano e pessoal, numa fase crucial do desenvolvimento da sua personalidade.

O Presidente da Câmara destaca a importância do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” na promoção do sucesso educativo, na prevenção do abandono escolar e na orientação escolar e profissional dos jovens: “Os resultados alcançados até ao momento são muito positivos e encorajam-nos a trabalhar ainda mais no apoio aos jovens, criando condições favoráveis à sua plena realização pessoal e profissional”. E sublinha: “o investimento na educação e na formação tem sido ao longo dos anos uma prioridade efectiva do Município, continua a sê-lo, porque é um investimento crucial para os jovens, desde logo, mas também para o desenvolvimento do concelho”.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt