Maratona BTT de Mortágua

Data: 2011-04-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Cerca de 800 participantes alinharam à partida

Cerca de 800 participantes marcaram presença na 4ª edição da Maratona de Mortágua, realizada no passado dia 4, numa organização do Velo Clube do Centro e Município de Mortágua.
À prova, com partida na Praça do Município, tinha dois tipos de percursos, a Maratona com 75 km e a Meia-Maratona com 45 km, tendo a maioria escolhido o percurso mais curto.
Ao contrário do ano passado em que o traçado tinha a subida ao Bussaco, este ano o perfil era mais técnico e rolante, favorecendo o rápido andamento. Os primeiros quilómetros foram corridos em estradões, a partir do meio do percurso vieram os single tracks desenhados por zonas agrícolas e junto a ribeiras, destacando-se o percurso ao longo da Ribeira dos Moinhos, que integra o Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes. O percurso, no seu todo, percorreu as freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Pala, Espinho e Trezoi.
Pôr de pé um evento desta envergadura envolve uma notável organização logística, como se viu no terreno, nomeadamente a nível do controlo dos cruzamentos, abastecimentos, segurança, primeiros socorros, Bombeiros, GNR, no sentido de proporcionar a máxima segurança e todo o apoio logístico aos participantes, essenciais para o sucesso da prova.
E de facto todo o sistema funcionou em pleno em termos de coordenação e operacionalidade dos meios, o que contribuiu para mais um assinalável êxito da prova, como é confirmado pelas palavras dos protagonistas da prova.

“Tudo muito bem organizado”


Foi esta uma das expressões comuns que obtivemos na conversa com os participantes, no final da prova. A começar, desde logo, pela marcação ou sinalização do percurso: “ Estava tudo devidamente assinalado, pessoal nos cruzamentos a orientar, não dava para a gente se enganar. Havia muito apoio logístico, estava muito bom”, disse-nos Maurício Rocha, que veio de Matosinhos. A mesma opinião tem Isa Gomes, de Viseu, vencedora dos 45 Km femininos: “Estava muito bem sinalizado, nos cruzamentos havia sempre pessoas a dar indicações, havia muita segurança”.
Além das questões de segurança os participantes destacaram o desenho do percurso.
“O percurso estava cinco estrelas, então os últimos 10 Km de single tracks foram espectaculares. Tudo muito bom, como já é habitual aqui em Mortágua. Já é o terceiro ano em que participo”, referiu Carlos Nascimento, de Viseu. Uma opinião partilhada por Gonçalo Azambujo, de Montemor-o-Velho: “Para mim foi um percurso muito completo, dos melhores em que tenho participado a nível nacional”.
“Gostei muito, achei que estava bem desenhado, com muitas partes rolantes, single tracks muito bonitos, trilhos limpos, as subidas não eram longas, estava bastante equilibrado. E impecável a nível de segurança, bem sinalizado, abastecimentos nos pontos certos. A Organização está de parabéns”, sintetizou por sua vez Ana Gonçalves, vencedora dos 75 Km femininos.

De uma forma geral, os participantes destacam o elevado nível da organização. “Considero que é das melhores em que participo. Como já fiz muitas, neste momento sou mais selectivo na escolha das provas, mas esta é uma das eleitas. Por tudo, pela qualidade da organização, porque os trilhos nunca são os mesmos, o que é muito interessante”, referiu-nos Joaquim Pereira, de Santa Maria da Feira. “É uma excelente organização, vale a pena participar!”, afiançou Ricardo Gonçalves, de Soure.

Pelas opiniões aqui expostas parece que não há dúvida de que esta quarta Maratona mereceu nota alta dos participantes, muitos dos quais participam desde a primeira edição, segundo pudemos apurar.
À chegada, na Praça do Município, estava montado o pódio para entrega dos troféus aos três primeiros classificados de cada prova (Masculinos e Femininos) e dos prémios às duas equipas mais numerosas. A entrega dos troféus foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, e pelo Vereador Júlio Norte.
O Presidente da Câmara destaca a mobilização de visitantes à volta do evento: “ é o segundo maior evento desportivo do concelho, a seguir ao Rali de Mortágua. Estiveram aqui mais de mil pessoas, entre atletas e acompanhantes. Há aqui uma componente desportiva, de convívio, naturalmente, mas também há a animação económica e a divulgação do concelho que resulta da presença de pessoas vindas de diferentes pontos do País. É algo que nos parece muito importante e daí a nossa parceria neste evento”.
Por outro lado, adianta, “é muito gratificante ouvir os elogios dos participantes relativamente à prova, à organização, à hospitalidade e saber que muitos destes atletas já participam desde a primeira edição, o que significa que levam de Mortágua uma imagem muito positiva”.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt