Defesa e preservação da mancha florestal

Data: 2010-11-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Município investe nas infraestruturas de prevenção

Tem sido norma e prática do Município de Mortágua, investir na prevenção florestal durante todo o ano, e não apenas no período de Verão, assumindo, deste modo, uma atitude pró-activa, ao nível do planeamento das acções e prevenção de riscos.

Se no período crítico de Verão a maior fatia do investimento e esforço centra-se na vigilância florestal, através da implementação do dispositivo municipal anualmente criado para o efeito, fora desse período o investimento na prevenção e valorização florestal não pára, sendo orientado para a gestão, planeamento, manutenção e beneficiação das infraestruturas de suporte à preservação da mancha florestal do concelho, munindo a mesma dos meios e recursos para fazer face às épocas de maior risco de incêndio.

Nesse sentido, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta e das novas directrizes nacionais, o Município está a executar várias intervenções de construção e beneficiação de infraestruturas de defesa, preservação e valorização da mancha florestal.

É disso exemplo, a intervenção que está actualmente a ser executada na zona florestal dos Calvos, freguesia do Sobral, tendo como finalidade dotar esta zona do concelho, que possui uma grande densidade e continuidade florestal, de condições que permitam uma rápida e eficaz actuação dos meios de combate a incêndios, em caso de emergência.

Foi executada a limpeza de uma área de protecção na zona envolvente ao ponto de água ali existente, que vai permitir o abastecimento dos meios aéreos (helicópteros). Vai também ser instalado um equipamento que permite o abastecimento directo de água, por gravidade, às viaturas de bombeiros, sem recurso a moto-bombas.

Por outro lado, junto ao mesmo ponto de água, está a ser criada uma área que poderá servir de base de apoio à actuação dos meios de combate, incluindo aéreos, e funcionar como um posto de comando operacional.

A prevenção tem sido o pilar principal da política municipal de defesa e preservação da Floresta do concelho, ao longo das últimas duas décadas, assente no reconhecimento da importância estratégica que esta representa para a Economia Local.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt