Rugby dá primeiros passos em Mortágua

Data: 2010-11-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Por iniciativa de um conjunto de pessoas e em parceria com a MORCUL- Associação Jovem de Mortágua, está a ser criada uma Escola de Rugby em Mortágua. No passado dia 20 no Campo da Gandarada, decorreram os primeiros treinos de captação para a modalidade.

O arranque da actividade contou com a presença de vários técnicos e atletas da Selecção Nacional, como Rui Carvoeira - Director Técnico Nacional e Seleccionador Nacional Feminino; Tiago Gonçalves - Treinador da Escola Agrária de Coimbra; Francisco Serra - Jogador Internacional da Selecção Portuguesa de Rugby de Sevens e da AAC; Joana Borlido - Jogadora Internacional da Selecção Feminina de Rugby XV e da Escola Agrária; Murray Cox - Ex-Jogador Australiano da AAC, Treinador e Técnico do Comité de Rugby do Centro.

A Escola de Rugby destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, masculinos e femininos, não sendo exigidos requisitos especiais de altura ou compleição física.

Nesta fase de iniciação, esclarece Rui Carvoeira, as técnicas ensinadas são muito básicas, não são aquelas que vemos num jogo a sério: “é o correr e o passar a bola e outro tipo de técnicas que não têm a ver propriamente com o contacto, essas vão ser introduzias mais tarde, à medida que os próprios atletas vão conhecendo as técnicas que permitem fazer o contacto e evitar o contacto”.

Sendo um jogo onde é permitido o contacto físico, o Rugby tem que ser jogado dentro de determinadas regras de educação e respeito. “Há muito menos lesões no Rugby do que no futebol e menos paragens de jogo por ocorrência de lesões”, refere Rui Carvoeira.

Este desporto vai além do confronto de equipas e do contacto físico. O Rugby ensina a perder e a ganhar, promove o respeito mútuo, a camaradagem, o fair-play., o controle, a disciplina, o espírito colectivo. Mais do que formar jogadores, o Rugby forma Cidadãos.

Os responsáveis pela implementação da modalidade convidam os Pais e Encarregados de Educação a observar os treinos, e até a aconselharem-se junto de Professores de Educação Física, Clubes de Rugby, caso tenham algumas dúvidas sobre a prática deste desporto, que, ao contrário do que o senso comum pode pensar, não é violento e obedece a regras e princípios rigorosos de conduta.

Os interessados podem contactar: MORCUL RUGBY DE MORTÁGUA - Edifício Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais , Lote 12, Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira; Email: rugbymortagua@gmail.com












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt