“Pense indústria” foi à escola

Data: 2010-10-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Alunos do Ensino Básico descobrem as maravilhas da indústria

“Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé”. Este ditado assenta como uma luva aos objectivos do “Pense Indústria”, uma iniciativa da RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal.

No passado dia 21, alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Mortágua receberam a visita do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro de Coimbra, no âmbito daquele Projecto.
O “Pense Indústria” visa sensibilizar os jovens em idade escolar para escolhas vocacionais ligadas à indústria. E como: trazendo a indústria até à escola, os seus processos, os seus equipamentos, as suas tecnologias.

Nas sessões os alunos puderam não só observar o trabalho dos técnicos do CTCV como depois foram convidados eles próprios a experimentar e a fazer. As actividades incluíram a moldagem de plástico, a fresagem de peças com recurso a desenho por computador (Controle Numérico Computorizado), demonstrações de Robótica. O “triforma”, uma espécie de esculpidor virtual foi outra das novidades que os alunos puderam conhecer. Através de uma caneta sensorial os alunos podiam esculpir peças virtuais, utilizando os movimentos da mão. Noutra “banca” os alunos viram como se produz energia eléctrica a partir da electrólise da água (hidrogénio), despertando-os para a importância das energias limpas e renováveis no mundo actual.

Os técnicos do CTCV desafiaram ainda aos alunos a participar em dois concursos promovidos pelo Centro: “Isto é uma ideia!”, que visa estimular uma ideia ou invenção e o “Fórmula 1 nas Escolas”, que consiste em construir um carro de Fórmula 1, em miniatura, para competição numa pista de 20 metros. O ano passado, pela primeira vez, uma equipa de Mortágua participou neste concurso, que tem três fases, regional, nacional e internacional.
“Neste tipo de concursos, além dos conceitos de aerodinâmica e 3D, das ferramentas informáticas, podem explorar áreas como o empreendedorismo, o trabalho em equipa, a responsabilidade”, explicou-nos Marta Brito, Técnica do CTCV.

A visita do “Pense Indústria” inseriu-se no plano de actividades do Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”. Uma das áreas de intervenção deste projecto é a Orientação Escolar e Profissional. O objectivo do Projecto não é influenciar as escolhas dos alunos em termos académicos e profissionais, que é sempre uma decisão individual, mas sim proporcionar-lhes o conhecimento e o contacto directo com as diferentes profissões e saídas profissionais, nomeadamente através de visitas a empresas, Centros de Formação, Universidades, Institutos Politécnicos. Desta forma, estarão melhor informados e esclarecidos e poderão consolidar os seus interesses e perspectivas.
No próximo dia 26 de Novembro, por exemplo, está prevista uma visita ao campus universitário de Aveiro, integrada na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt