Município presta homenagem aos Bombeiros de Mortágua

Data: 2010-10-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Exposições e palestra entre as iniciativas que vão ser
promovidas durante o mês de Outubro


O Município de Mortágua promove durante o mês de Outubro várias iniciativas tendo como objectivo homenagear os Bombeiros Voluntários de Mortágua, que este mês assinalam 87 anos de existência e serviço ao bem comum. As diversas actividades a realizar terão lugar na Biblioteca Municipal, um espaço com uma forte ligação histórica aos Bombeiros. É que a actual Biblioteca, inaugurada em 2004, foi construída no local onde funcionou durante dezenas de anos o antigo Quartel dos Bombeiros, que está bem presente na memória de muitos mortaguenses.

Através de diversas perspectivas, dá-se a conhecer as múltiplas actividades, o espírito e o ambiente humano que envolvem a missão dos Soldados da Paz, prestando uma homenagem aos Bombeiros de Portugal e em especial aos Bombeiros Voluntários de Mortágua. Homens e mulheres que sacrificam a sua vida para defender a vida dos outros, numa prova de amor ao próximo, dedicação e generosidade a todos os títulos admirável e única.

As actividades tem inicio já no próximo dia 9, pelas 16h30, com a inauguração de duas Exposições, em simultâneo. Uma delas é constituída por uma colecção particular de miniaturas de carros de bombeiros, da autoria de José António Cruz. A exposição é constituída por um total de 1400 peças associadas à actividade de Bombeiros: carros, carrinhas, camiões, lanchas, helicópteros, aviões e motas, além doutros elementos icónicos (macas, escadas e outros), que permitem a preservação e divulgação da história e percurso evolutivo dos Bombeiros Voluntários ao longo do tempo.

A outra é uma Exposição de Fotografia intitulada “A Vida – Os Bombeiros”, da autoria do fotojornalista Raúl Cardoso.
“Esta é uma colecção de fotografias que resulta da recolha de imagens que têm como objectivo expressar o risco, a agressividade, a nudez, a tristeza, a realidade, mas também o carinho e a dedicação, a paixão e a alegria. Os sentimentos de quem faz do amor à sua vida, o amor à vida do outros!.
A mostra deste trabalho é uma homenagem aos Soldados da Paz, retratada por um olhar directo e muito emocional daqueles que, com muita coragem e tanta determinação, ignoram a única coisa certa que é verdadeiramente nossa: a VIDA!”, refere o autor.
As imagens são uma selecção de diversas reportagens de fotojornalismo, efectuadas durante cerca de 4 anos, de Norte a Sul de Portugal.
Ambas as exposições estarão patentes até ao dia 6 de Novembro. O programa deste dia inclui ainda uma arruada pela Fanfarra de Bombeiros de S.C.Dão.

No dia 27, dia do aniversário dos Bombeiros de Mortágua, será realizada uma palestra subordinada ao tema “Ser Voluntário”, em que será orador o Dr. Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu e Director da Escola Nacional de Bombeiros.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt