Mortágua comemora fundação da República

Data: 2010-10-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Hino Nacional vai ser tocado e entoado
por três Colectividades do Concelho


Foi no dia 5 de Outubro de 1910 que a República nasceu. Um marco na história de Portugal e dos Portugueses, que mudou radicalmente a sociedade e abriu as portas para a livre afirmação do indivíduo e do pensamento, exaltando os valores da igualdade, liberdade, fraternidade e cidadania.

No âmbito das iniciativas que o Município tem vindo a realizar, ao longo do corrente ano, para comemorar o Centenário da República, a data de 5 de Outubro não podia deixar de ser assinalada, dado o seu simbolismo.

O programa tem início no dia 4, com um Sarau Cultural denominado “Viva a República, que contará com momentos de Poesia (Jograis do Atlântico), Música (Grupo de Cordas Allegro) e Dança Contemporânea (Companhia de Dança “Staccato”). Terá lugar pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural.

No dia 5, dia da implantação da República, Feriado Nacional, pelas 10h30, na Praça do Município, será hasteada a bandeira nacional ao som do Hino Nacional “A Portuguesa”, interpretado pela Filarmónica de Mortágua e entoado pelo Orfeão Polifónico, Coral Juvenil Silvia Marques e Classe Infantil do Coral Juvenil, associando-se a uma iniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
Ás 11h30, no Centro de Animação Cultural, será inaugurada uma exposição de trabalhos de Pintura alusiva ao tema da República, realizados por alunos que frequentam o Atelier Estúdio d`Arte, em Mortágua.

Ao longo do corrente ano o Município de Mortágua tem vindo a promover diversas iniciativas tendo em vista a comemoração do Centenário da República, destacando-se a homenagem às figuras republicanas de Mortágua.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt