Burgomestre de Wormeldange recebido nos Paços do Concelho

Data: 2010-08-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Uma comitiva do Município de Wormeldange encontra-se de visita a Mortágua, no âmbito da participação daquela região do Moselle na Festa da Juventude/ Feira das Associações, inserida na geminação entre os dois municípios. Este ano a participação cabe ao próprio Município, mais concretamente aos Serviços Técnicos do Município, daí a presença do Burgomestre Jean Beining, cargo equivalente ao de Presidente de Câmara.

A comitiva foi recebida oficialmente, no dia 12, pelas 15 horas, nos Paços do Concelho. A comitiva integrava ainda técnicos do Município de Wormeldange e uma delegação da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange, cuja direcção é presidida por um conterrâneo, José Mário, natural de Vale de Paredes.

Em nome do Município de Mortágua, Afonso Abrantes deu as boas vindas ao seu homólogo, expressando a satisfação pela sua presença, considerando que é um gesto significativo do interesse que o Município de Wormeldange atribui aos laços de amizade e de união entre as duas terras e comunidades.

Os dois autarcas falaram dos passos já dados no âmbito da geminação e acordaram no desenvolvimento de outras iniciativas de intercâmbio, envolvendo associações e jovens dos dois municípios. Foi feito o convite para que Mortágua esteja também representado nas festas de Wormeldange.
Afonso Abrantes manifestou a vontade e empenho do Município de Mortágua em reavivar e fortalecer os laços já existentes, havendo da parte do Município total abertura e disponibilidade para estudar em conjunto novas formas de cooperação.

No final procedeu-se à troca de lembranças entre os dois Municípios, seguindo-se uma visita guiada aos vários gabinetes e serviços dos Paços do Concelho.

Durante a semana de estadia em Mortágua, em paralelo à Festa da Juventude, está a decorrer um programa destinado a dar a conhecer o concelho e a região aos visitantes. Um passeio na Albufeira da Aguieira, um almoço com o Presidente da Câmara de Mortágua, uma visita à Sociedade Boas Quintas, são alguns dos eventos que integram a parte mais social da presença em Mortágua.

Wormeldange entregou donativo
aos Bombeiros Voluntários de Mortágua



É um gesto que já se tornou habitual desde que Wormeldange iniciou a sua participação na Festa da Juventude, em 2007. Todos os anos a tasquinha de Wormeldange faz a oferta de um donativo a uma ou mais instituições do concelho de Mortágua. Nos primeiros dois anos a associação contemplada foi a Escola de Cães- Guia de Mortágua e o ano passado coube a vez aos Bombeiros Voluntários e ao Mortágua Futebol Clube.

Este ano a Associação contemplada foi novamente os Bombeiros Voluntários, uma escolha justificada não só pelos laços que unem os Bombeiros de Mortágua e de Wormeldange mas também pela colaboração que os Bombeiros de Mortágua têm dado ao funcionamento da tasquinha de Wormeldange, nomeadamente em termos logísticos.

Um cheque simbólico com o valor do donativo foi entregue pelo Burgomestre de Wormeldange, Jean Beining, ao Presidente da Direcção dos Bombeiros, Gualter Mendes, assinalando aquele momento e gesto solidário. Um gesto sublinhado com uma salva de palmas e um brinde com o famoso “crémant” de Wormeldange, que é uma imagem de marca de Wormeldange na Festa da Juventude.

Na ocasião o presidente da Direcção dos Bombeiros expressou palavras de sentida gratidão e de reconhecimento por mais este gesto vindo de Wormeldange, que não é único, lembrando toda a ajuda que os Bombeiros do Luxemburgo têm dado aos Bombeiros de Mortágua, com a oferta de várias viaturas de socorro.

E dirigiu também palavras especiais de agradecimento para os conterrâneos mortaguenses, residentes naquele País, que não esquecem a sua terra e estão sempre atentos às necessidades das associações de Mortágua.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt