Deputados do PS do Círculo de Viseu efectuaram visita ao concelho

Data: 2010-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto e José Rui Cruz, no âmbito das deslocações aos concelhos do Distrito, efectuaram no passado dia 29 de Junho uma visita de trabalho ao concelho de Mortágua, com o objectivo de se inteirarem de obras e projectos em curso, bem assim aquilatar das expectativas e anseios locais relativamente a vários projectos de impacto regional e nacional.

A deslocação iniciou-se com uma reunião realizada nos Paços do Concelho, com a participação do Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, e Vereadores Municipais.

Nessa reunião o Presidente da Câmara deu conta de alguns projectos e anseios do Município, destacando naturalmente a importância estratégica para o concelho e região da construção da Auto-Estrada Viseu - Coimbra. Referiu-se também ao projecto de ampliação da área industrial do concelho, cujo processo já teve início, estando em fase final de discussão pública o Plano de Pormenor respectivo.

Por outro lado, manifestou a sua preocupação no que concerne às obras a efectuar nas pontes sobre o IP3, designadamente as implicações negativas que pode trazer para o trânsito e a economia regional, bem como à evolução do dossiê Barragem do Lapão, cujas obras de reabilitação foram anunciadas mas ainda não começaram.

O programa prosseguiu com uma visita à Escola Básica 2/3, que foi objecto de uma profunda intervenção de requalificação, ao abrigo do programa do Governo de Requalificação das Escolas Básicas, e representou um investimento de mais de 2 milhões de euros. Seguiu-se uma visita às obras do novo Centro Educativo e Creche de Mortágua, em execução, que receberá brevemente todos os alunos do 1ºCiclo e dos Jardins de Infância do concelho.

Como balanço da visita os deputados destacaram “o grande dinamismo económico do concelho, contando, inclusivamente, com 18 empresas, sediadas no seu município, entre as 300 maiores PME`s do distrito de Viseu” “É uma prova desse seu dinamismo”, referiu o deputado Acácio Pinto.
Além disso, pese embora a crise internacional, Acácio Pinto sublinhou o facto do nível de desemprego no concelho estar abaixo da média nacional, assim como em comparação com outros concelhos da região.
Os deputados destacaram ainda o facto do município ter em curso o processo de criação de uma área industrial mais alargada, para que o município de Mortágua possa vir a ter mais condições para instalar novas empresas.

Relativamente ao projecto da Auto-Estrada do Centro, autarca e deputados falam a uma só voz, considerando que se trata de um projecto estruturante para o desenvolvimento da região, sendo imperioso avançar para a sua realização.

Segundo o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, tratou-se de uma visita “muito proveitosa”, saudando esta iniciativa dos deputados socialistas do Círculo de Viseu, vindo ao terreno, tomando contacto com a realidade dos concelhos do distrito, ouvindo os autarcas. “Foi também uma oportunidade para lhes transmitir as nossas preocupações relativamente a alguns processos que têm a ver com a Administração Central”, afirmou.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt