Pontes sobre o Criz

Data: 2004-12-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Conselho Municipal de Segurança vai questionar
o Instituto de Estradas de Portugal



O Conselho Municipal de Segurança de Mortágua vai pedir esclarecimentos ao Instituto de Estradas de Portugal (IEP) acerca do ponto da situação das obras de conservação das duas pontes sobre o Rio Criz, no concelho de Mortágua. Esta intenção consta de uma proposta aprovada na reunião daquele Órgão, realizada no passado dia 17 de Dezembro. As duas pontes em questão fazem parte da E.N.234, estando uma situada junto a Vale de Paredes e outra no limite dos concelhos de Mortágua e Santa Comba Dão.
Uma vistoria efectuada às duas pontes detectou algumas anomalias estruturais, o que levou aquele Instituto a estabelecer limites à circulação automóvel em termos de peso (30 toneladas) e velocidade máxima (30 Km/hora). Já passaram mais de três anos após ter sido colocada essa sinalização e desde então para cá não foi feita qualquer intervenção nas referidas estruturas. A Câmara Municipal, logo que teve conhecimento das referidas anomalias, enviou um ofício ao IEP a solicitar esclarecimentos sobre o que se estava a passar. Também a Assembleia Municipal, na sua reunião de 06/03/2003 aprovou uma moção questionando o Ministro das Obras Públicas acerca do que estava a ser feito para resolver a situação. Mas até ao momento o IEP não deu qualquer resposta a esses ofícios enviados.
Estas duas pontes registam uma grande intensidade de tráfego, servindo de ligação entre o centro e o norte do país, e ainda a ligação à A1 na Mealhada. A situação é tanto mais grave pelo facto da maioria dos condutores não respeitar as limitações indicadas à entrada das duas travessias.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt