Programa “Viva Mais. Mexa-se!”

Data: 2010-06-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Final de época junta idosos no Parque Verde

A semelhança de anos anteriores, o final da época 2009-2010 do Programa “Viva Mais. Mexa-se!” foi assinalado com um convívio, no Parque Verde, que juntou os 97 inscritos neste programa, promovido pelo Município de Mortágua.

Este convívio é uma oportunidade para reunir as duas turmas, que se encontram normalmente à saída de cada aula, num ambiente familiar e de confraternização.
O “Viva Mais. Mexa-se!” proporciona semanalmente e de forma alternada, Ginástica de Manutenção e Hidroginástica, tendo como objectivo contribuir para uma melhor qualidade de vida da população idosa do concelho.

Estas actividades são consideradas muito benéficas para o bem-estar físico, mental e emocional dos idosos, pela actividade física que promove mas também o convívio, a descontracção, a libertação de alguns preconceitos com o corpo, contribuindo para a melhoria da auto-estima do idoso. Estas actividades ajudam ainda no desempenho das tarefas domésticas e a prevenir doenças associadas ao sedentarismo e à falta de exercício físico.
O programa arrancou em 2005 e desde então o número de inscritos mais do que duplicou.


Alexandrina Marques é uma das participantes que está há mais tempo no programa. “Só não participei no primeiro ano. Sinto-me muito bem, com o convívio, as actividades, gosto de cá andar e espero que continuem”.
Aires Pereira começou há dois anos. “Eu tenho problemas de artroses e estas actividades ajudam muito, sobretudo a Piscina”. Apesar de continuar a trabalhar, no campo e em casa, diz. “Aqui são outros movimentos, não é a mesma coisa. Uma pessoa sente-se mais livre, fica mais relaxado”.

“Estas actividades não proporcionam apenas o exercício físico. Enquanto aqui estão, as pessoas conversam, conhecem outras pessoas, esquecem os problemas do dia-a- dia, divertem-se, soltam-se, relaxam. São os próprios a dizer que sentem a falta destas actividades e do convívio do grupo, quando vão de férias ou não podem continuar por razões de saúde”, referiu-nos Gonçalo Martins, Professor de Educação Física e orientador do Programa.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt