Maratona BTT de Mortágua mereceu “cinco estrelas”

Data: 2010-03-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Com a presença de 850 participantes

Realizou-se no passado dia 28 a Maratona BTT de Mortágua, numa organização conjunta do Município de Mortágua e do Velo Clube do Centro.

Na sua terceira edição, o evento voltou a registar uma enorme adesão, com a presença de 850 bttistas, distribuídos pelos três percursos alternativos, 80Km, 40Km e 20Km. Apenas os participantes dos 80Km e 40Km foram cronometrados e classificados, tendo o percurso de 20Km o carácter de passeio.

Este ano e como novidade, a Organização incluiu no programa um passeio pedestre às Quedas de Água das Paredes para os acompanhantes dos bttistas, sendo também uma forma de lhes dar a conhecer as paisagens do concelho.

A concentração dos bttistas teve lugar, como habitualmente, na Praça do Município. O cenário era surpreendente, centenas de ciclistas a aquecerem, outros a afinarem as máquinas, muito movimento e colorido, gente de todas as idades a pedalar.

Ás 9h30 em ponto, conforme estava previsto, os participantes dos 80 e 40Km arrancaram da Rua Dr. João Lopes de Morais. A fila ocupava toda a largura da rua, desde a fonte até aos Correios. Dez minutos depois partiram os participantes para os 20Km.

O percurso de 40 Km foi o que registou maior adesão, cerca de 2/3 dos participantes. Teve passagem por Mortágua, Vale de Açores, Caparrosinha, Pinheiro, Ferradosa, Almaça, Freixo, Coval, Barril, e novamente Mortágua.
O percurso de 80Km tinha um grau de dificuldade e uma altimetria mais elevados que os 40Km, incluindo uma subida à Serra do Bussaco, nos limites das freguesias de Cercosa e Trezoi.
O passeio de 20Km, por sua vez, levou os participantes por Mortágua, Vale de Açores, Caparrosinha, Vale de Borregão, Marmeleira, Benfeita, Cortegaça, regressando ao ponto de partida.

Ao longo dos vários percursos estavam montados postos de abastecimento de líquidos e sólidos, para ajudar a recuperar as energias.

Tânia Neves, de Águeda, nos 40Km Femininos, Rui Dias, de Viseu, nos 40Km Masculinos e Hugo Sancho, de Mortágua, nos 80Km Masculinos, foram os vencedores nas respectivas provas. No caso de Hugo Sancho foi uma vitória destacadíssma, com cerca de meia hora de avanço sobre o 2º classificado, tendo inclusive chegado primeiro que alguns atletas que participaram nos 40Km.

No pódio procedeu-se à entrega dos troféus, que contemplou os três primeiros classificados de cada prova, masculinos e femininos, bem como a equipa mais numerosa. Coube ao Vice-Presidente da Câmara, Júlio Norte, e ao Presidente do Velo Clube do Centro, Pedro Silva, fazer a respectiva entrega. Todos os participantes receberam um saco com lembranças do concelho, oferecidas pelo Município.

Na linha de chegada cada participante ainda tinha direito a retirar uma pequena bola de uma tômbola, com vários prémios em sorteio, nomeadamente uma bicicleta e diverso material de BTT. A titulo de curiosidade, o principal brinde, a bicicleta, ficou para um atleta de Mortágua.

Daqui os participantes seguiram para o Pavilhão Municipal, onde tinha lugar o Almoço-Convívio. A zona de banhos foi repartida entre os balneários do Pavilhão, Piscinas e Escola Secundária. Junto às Piscinas Municipais foi também criada uma zona para lavagem das bicicletas.

Deve-se referir que até ao dia 25, que era o dia de fecho das inscrições, havia 1033 pré-inscritos para a Maratona de Mortágua, o que é um número absolutamente extraordinário.
Ao que parece a chuva que caiu nos dias anteriores terá influenciado a decisão final de alguns, de não participar, receando porventura mais um dia de chuva. Mas tal não aconteceu. Esteve um dia de sol radioso, verdadeiramente primaveril. Havia lama nalguns pontos do percurso, mas não estava encharcado, longe disso. De qualquer maneira, os obstáculos, as dificuldades, também fazem parte do espírito de aventura e da adrenalina que são inerentes à modalidade.

As opiniões que recolhemos no final da prova eram no mesmo sentido, ouvindo-se rasgados elogios à organização. Em termos de inscrições, pontualidade, trilhos, sinalização do percurso, abastecimentos, apoio logístico, acolhimento, almoço. “Cinco estrelas” foi esta uma das expressões mais ouvidas, no final, entre os bttistas. Segundo nos afirmaram alguns participantes, a Maratona de Mortágua está entre as melhores do seu género, destacando o elevado profissionalismo que é posto na organização.

A Maratona BTT de Mortágua é hoje, sem dúvida, um cartaz de divulgação e promoção do concelho de Mortágua. Mais de um milhar de visitantes, entre atletas e acompanhantes, marcaram presença, beneficiando com isso também o comércio local.

É uma iniciativa que ajuda a promover não só as excelentes condições naturais existentes no concelho para a prática deste desporto, como para outras actividades desportivas e lúdicas ao ar livre, dando a conhecer a Albufeira da Aguieira, as ribeiras, a serra, a vasta floresta, que proporcionam múltiplas actividades para os amantes da natureza.

A Organização agradece a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, Bombeiros Voluntários, Escola Secundária, Santa Casa da Misericórdia, Juntas de Freguesia de Almaça, Mortágua, Pala, Marmeleira, e o apoio de várias empresas do concelho e da região.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt