“Audição da Páscoa”

Data: 2010-03-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Actividades de Enriquecimento Curricular mostraram-se à comunidade

Durante a semana de 22 a 26 de Março as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) deram-se a conhecer à comunidade local, em especial aos Pais e Encarregados de Educação. A iniciativa denominada “Audição da Páscoa” foi proposta pelos Professores das AEC e contou com a colaboração dos Professores titulares das turmas.
Foi a primeira vez que se realizou a iniciativa, nestes moldes, descentralizada por cinco localidades do concelho e tendo como palco as instalações de Associações Locais, que também associaram-se a este evento.
As localidades escolhidas foram aquelas onde normalmente decorrem as actividades das AEC, juntando as escolas que estão mais próximas umas das outras.
Ao todo, estiveram envolvidas 312 crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico.

As actividades constaram de canções, danças, representações e ainda saltos em mini-trampolim. Decorreram no horário habitual das AEC, das 15h30 às 17h30, à excepção das escolas de Vale de Açores e de Mortágua, em que tiveram lugar um pouco mais tarde, uma vez que a necessidade do transporte escolar não se faz sentir como noutras localidades mais distantes da sede do concelho.
Muitos pais e avós estiveram presentes, deixando as crianças ainda mais felizes e entusiasmadas.

Todos os alunos do 1ºCiclo do Concelho estão inscritos nas Actividades de Enriquecimento Curricular

“É uma forma de os motivar (os alunos) à frequência destas actividades e ao mesmo tempo de mostrar aos Pais e Encarregados de Educação os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido nestas três áreas de enriquecimento curricular. Tratou-se obviamente de uma mostra simples das actividades, tendo em conta as limitações de tempo e de espaço em que as mesmas se desenrolaram”, referiu-nos o Prof. Rui Alcino, da Direcção do Agrupamento de Escolas de Mortágua.
E salientou: “todas as crianças do 1ºCiclo frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular, apesar da sua frequência não ser obrigatória, e por isso os Pais e Encarregados de Educação de Mortágua devem ser felicitados por essa decisão, que muito beneficia o desenvolvimento das nossas crianças”.
A frequência das AEC depende de inscrição por parte dos Encarregados de Educação.

As Actividades de Enriquecimento Curricular ministradas são três: Educação Física e Desportiva, Expressão Musical e Inglês. Cada actividade realiza-se duas vezes por semana.
A Educação Física e Desportiva faz parte dos planos curriculares há muitos anos. No ano lectivo 2005-2006 teve início a aprendizagem do Inglês para o 3º e 4º ano, tendo a partir do ano lectivo 2008-2009 se generalizado a todo o 1ºCiclo.
O ensino musical arrancou no ano lectivo 2006-2007 para o 1º e 2º ano. No ano lectivo seguinte estendeu-se ao 3º e 4ºano.

Actualmente, as AEC são uma realidade bem presente e consolidada no sistema de ensino básico do concelho, que os alunos já não dispensam.
Para tanto bastaria ouvir estas palavras da Cristiana, de 8 anos, que frequenta o 3ºano da Escola Básica da Marmeleira: “Adoro Inglês. Mas também gosto muito da Música e da Natação”. Mais palavras para quê...









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt