“Semana das Profissões” em Mortágua

Data: 2010-03-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Profissionais falam aos jovens sobre a sua profissão

Está a decorrer de 1 a 5 de Março, em Mortágua a “Semana das Profissões”, na sua quarta edição, uma iniciativa do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”. Ao longo destes cinco dias várias actividades proporcionam aos jovens estudantes o contacto directo e até pessoal com múltiplas profissões e os seus actores.
O projecto “Da Escola, Agarra a Vida” é promovido pela Câmara Municipal de Mortágua, contando com a parceria da Escola Básica 2.3 Dr. José Lopes de Oliveira, Escola Secundária de Mortágua e Associação de Desenvolvimento de iniciativas Culturais, Económicas e Sociais (ADICES).
As actividades começaram no dia 1 com os “Painéis de Profissionais”. No Polivalente da Escola Secundária e perante uma plateia de centena e meia de jovens do 8º e 9º ano da Escola Básica 2.3 e Escola Secundária, profissionais distintos, ligados a diferentes áreas do conhecimento e de actividade, falaram das características da sua profissão, as principais actividades e funções que desenvolvem, os aspectos mais e menos agradáveis da sua profissão, o seu percurso profissional, os motivos que levaram à escolha da profissão, as saídas profissionais, a situação do mercado de trabalho na sua área, etc.
Na parte da manhã os profissionais foram um Oficial Militar, uma Designer de Interiores, um Podologista, uma Gerontóloga, uma Bioquímica. À tarde foi a vez de um militar do Exército, uma Terapeuta da Fala, um Médico Cirurgião, um Actor, um Cozinheiro e um Designer de Moda. Alguns profissionais serviram-se de apresentações multimédia e vídeos, permitindo aos jovens uma visualização mais concreta das competências e do modus operandi associado à sua profissão.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, “é muito importante que os jovens estejam bem informados sobre as diversas vias profissionais que estão ao seu alcance, até porque existem hoje novas profissões e novas oportunidades para além das que eram tradicionais, que resultam de novas necessidades da sociedade. Eles ouviram aqui falar de profissões, algumas delas com nomes muito complicados, como o Podologista, o Gerontólogo, que para eles são ainda uma novidade”. Os profissionais presentes foram sugeridos pelos próprios estudantes.
O Presidente da Câmara Municipal destaca a importância do testemunho pessoal e dos conselhos deixados pelos diferentes profissionais. “Todos eles transmitiram aos alunos que aquilo que conseguiram na sua vida profissional foi fruto de muito trabalho, persistência, dedicação e espírito de sacrifício, e que não estão hoje arrependidos do esforço que fizeram. Essa transmissão de valores, de atitude perante a vida, é fundamental para desmistificar alguns estereótipos e incutir nos jovens a consciencialização de que têm de estudar e empenhar-se se quiserem chegar onde chegaram estes profissionais”. E esclarece: “não queremos influenciar ninguém, o que queremos é ajudar os jovens a tomar as melhores decisões, porque só a eles compete decidir o seu futuro”.

O Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” é um projecto pioneiro e inovador que se desenvolve no contexto escolar, mas também envolvendo o contexto familiar, comunitário e empresarial. O seu principal objectivo é promover o sucesso educativo, o que significa também prevenir o abandono escolar precoce, sendo outro objectivo a Orientação Escolar e Profissional. Nos últimos quatro anos lectivos não foi registado qualquer caso de abandono escolar no concelho. “Temos conseguido resultados muito positivos. Os jovens já interiorizaram os objectivos do Projecto, identificam-se com ele e é isso que nos entusiasma a continuar”, adianta o Presidente da Autarquia.
As actividades da “Semana das Profissões” não se resumem aos Painéis de Profissionais. Na terça-feira, dia 2, realizou-se uma sessão de divulgação da oferta formativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Na quarta-feira, dia 3, aconteceu a visita à empresa Ceragês, instalada no Parque Industrial de Mortágua. A “Semana das Profissões” encerra na próxima sexta-feira, dia 5, com uma exposição informativa sobre profissões, destinada aos alunos do 2ºCiclo do Ensino Básico.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt