Forte nevão cobriu a Felgueira e outras localidades junto à Serra do Caramulo

Data: 2010-02-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A neve cobriu a povoação da Felgueira como há muito não se via. A neve caiu intensamente durante a madrugada e manhã de segunda-feira, pintando toda a paisagem de um manto branco.

As povoações das freguesias do Sobral e Pala, situadas mais próximas da Serra do Caramulo, foram as mais afectadas pelo forte nevão, que apanhou toda a gente desprevenida. Os habitantes da Felgueira acordaram com um cenário que mais fazia lembrar a Serra da Estrela, com uma espessa camada de neve, de cerca de 15 cm, a cobrir casas, jardins e campos. Em gozo de férias de Carnaval, as crianças vieram para a rua, atirando neve uns às outras, e nalgumas casas eram visíveis enormes bonecos de neve.

A circulação na EN228, junto à Felgueira e Mortazel, esteve condicionada ao trânsito de pesados nas primeiras horas da manhã, tendo sido necessária a intervenção dos Serviços de Protecção Civil do Município, que recorreram a retroescavadoras e motoniveladoras para limpar a estrada. Alguns veículos ficaram imobilizados na estrada, dada a altura de neve acumulada e o perigo do gelo, que não aconselhavam a avançar.

A circulação só ficou normalizada por volta das 10h30. A GNR de Mortágua esteve no terreno a controlar o trânsito.

Mas a neve caiu noutros locais do concelho, embora não tão intensamente: no Chão Miúdo, Tojeira, Linhar de Pala. Este foi o segundo nevão deste ano, o primeiro registou-se no dia 10 de Janeiro, mas não foi tão forte.



>>








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt