Alunos do 8ºano visitaram o Centro de Ciência Júnior do Biocant

Data: 2010-02-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


No âmbito do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”

Um grupo de 27 alunos da Escola Secundária de Mortágua, a frequentar o 8ºano, efectuaram no passado dia 3 uma visita ao Centro de Ciência Júnior do Biocant- Parque Tecnológico de Cantanhede. A visita fez parte do plano de actividades do Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, na área da Orientação Escolar e Profissional.

Durante uma tarde os jovens vestiram a pele de cientistas. Contactaram com o trabalho, as ferramentas, as técnicas e as substâncias utilizadas na bioquímica e na biologia molecular. Utilizaram micropipetas para recolher corantes, fabricaram gel de agarose, determinaram os componentes de uma substância desconhecida através da passagem de corrente eléctrica. Tudo a fazer lembrar aquelas séries televisivas, como o CSI, em que estas técnicas são muito utilizadas para investigar crimes forenses.

O objectivo do Centro Ciência Júnior é fazer divulgação e educação cientifica junto dos jovens em idade escolar, sensibilizando-os para o ensino experimental das Biociências bem como para a importância de uma atitude empreendedora. “É proporcionar aos jovens as técnicas reais de laboratório e motivá-los para a ciência. Aqui têm a oportunidade de manusear materiais e técnicas que não são facilmente acessíveis nas escolas, não só pelo seu custo mas também porque exigem uma formação mais especializada”, referiu-nos a Dra. Liliana Figueiredo, técnica daquele Centro.

O modelo idealizado para este espaço não se esgota na demonstração e divulgação, mas requer uma participação activa dos jovens, fazendo com que se sintam investigadores e empreendedores, tomando eles próprios a iniciativa, mediante a orientação de um tutor ou professor.

Seguindo as instruções do protocolo (espécie de manual de instruções) e as explicações das duas técnicas do Centro, os alunos puderam conhecer e experimentar uma das técnicas fundamentais da biologia molecular - a Electroforese, utilizada para separar moléculas de ADN ou proteínas. Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados nas diversas tarefas e consideraram no final que a jornada foi muito positiva.

Esta visita veio ao encontro dos objectivos do programa de Orientação Escolar e Profissional, que é justamente motivar os jovens para o conhecimento e formação e ajudá-los a criar perspectivas em termos de opções pessoais, académicas e profissionais. Através destas visitas podem compreender e contextualizar melhor os saberes, mas também as competências e profissões que lhe estão associados, não de um ponto de vista teórico, mas essencialmente prático.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt