Instalação e Primeira Reunião da Assembleia Municipal

Data: 2009-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Realizou-se no passado dia 31 a cerimónia de instalação da Assembleia Municipal para o quadriénio 2009-2013, seguida da primeira reunião de funcionamento deste Orgão.

Os resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro determinaram uma recomposição da Assembleia Municipal, além do alargamento do número de membros eleitos, que aumentou de 25 para 31, em consequência do aumento do número de eleitores.
Os 31 membros estão assim distribuídos:
Partido Socialista 22 membros (13 membros eleitos directamente, mais 9 Presidentes de Junta), PSD 6 membros (5 eleitos directamente, mais um Presidente de Junta), CDS/PP 3 membros (eleitos directamente).

Após a tomada de posse dos membros da Assembleia, realizou-se a primeira reunião de funcionamento deste Órgão, destinada a eleger a Mesa. A sufrágio apresentou-se apenas uma lista, apresentada pelo Partido Socialista, que foi aprovada por maioria, tendo registado 22 votos a Favor e 7 Brancos.
Assim sendo, a Mesa da Assembleia Municipal não terá alteração em relação ao mandato anterior, mantendo-se Acácio Fonseca Fernandes (Presidente), Celso Portugal (1ºSecretário) e Vítor Pina (2º Secretário).

A diferença de votos em relação ao número de membros eleitos para o Órgão (29 votos e 31 membros) deveu-se à ausência na votação de um membro eleito do PSD e à renúncia de mandato de outro membro eleito pelo mesmo partido.
Dois membros eleitos do PSD pediram renúncia de mandato, foram eles Custódio Rodrigues Pereira (2º da lista) e Rodrigo António Mendes da Silva (5º da lista), que foram substituídos por Luís Ferreira e Ana Cristina Carvalho.

No uso da palavra o reeleito Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca Fernandes, fez votos de um trabalho sério e profícuo nos próximos 4 anos e exortou todos a colocarem os interesses do concelho sempre acima dos interesses politico-partidários, garantindo da sua parte isenção, transparência, seriedade e colaboração no funcionamento deste Órgão.












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt