Eleições Autárquicas 2009

Data: 2009-10-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Partido Socialista foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas realizadas no passado dia 11 de Outubro, obtendo uma maioria absoluta de votos. Afonso Abrantes (PS) foi reeleito presidente da Câmara Municipal.

Na votação para a Câmara Municipal o Partido Socialista obteve 3483 votos (59,9%), o PSD 1266 votos (21,8%)), o CDS/PP 818 votos (14,0%)) e a CDU 83 votos (1,43%) Os resultados para a Câmara Municipal ditaram a eleição de 5 Vereadores para o PS, 1 para o PSD e 1 para o CDS/PP. Deve-se referir que com a subida do número de eleitores, pela primeira vez Mortágua passou a eleger 7 Vereadores, mais dois do que nas eleições anteriores.
Em relação a 2005, o PS obteve mais 441 votos e ganhou mais 2 Vereadores (subiu de 3 para 5), o PSD perdeu 1191 votos e 1 Vereador (desceu de 2 para 1) e o CDS/PP elegeu pela primeira vez 1 Vereador.

Para a Assembleia Municipal, foi novamente o Partido Socialista o mais votado, obtendo 3276 votos (56,4%), o PSD teve 1378 votos (23,7%), o CDS/PP 874 votos (15,1%) e a CDU 114 votos (1,9%). Traduzindo os resultados em eleitos na Assembleia Municipal, o PS elegeu 13 deputados, o PSD 5 deputados e o CDS/PP 3 deputados.
Em comparação com os resultados de 2005 para este Órgão, o PS elegeu nestas eleições mais 5 deputados (subiu de 8 para 13), o PSD perdeu 1 deputado (desceu de 6 para 5) e o CDS / PP ganhou 2 deputados (subiu de 1 para 3).

Para as Juntas de Freguesia, o PS venceu com maioria absoluta nas freguesias de Cercosa, Cortegaça, Espinho, Marmeleira, Mortágua, Pala, Trezoi e Vale de Remígio, e o PSD na freguesia do Sobral, mas com uma vantagem mínima de 12 votos. Falta ainda eleger o executivo da Junta de Freguesia de Almaça, cujo acto eleitoral decorre este domingo, dia 18, em Plenário de Eleitores, dado ter menos de 150 eleitores.
Para as Juntas de Freguesia e em comparação com 2005, o PS somou mais uma Junta de Freguesia às que já detinha, a de Pala, enquanto o PSD manteve a Junta de Sobral, mas agora sem maioria absoluta.

Eleitos para a Câmara Municipal

Presidente da Câmara - Afonso Sequeira Abrantes (Partido Socialista)
Vereador - José Júlio Norte (Partido Socialista)
Vereador - Márcia Santos Lopes (Partido Socialista)
Vereador - Ricardo Pardal Marques (Partido Socialista)
Vereador - Vítor Fonseca Fernandes (Partido Socialista)
Vereador - Raul da Silva Marta ( Partido Social Democrata)
Vereador - Filipe Valente (Centro Democrático Social/Partido Popular)


Eleitos para a Assembleia Municipal

Acácio Fonseca Fernandes (PS)
João Pedro Fonseca (PS)
Alcina Rosa Saraiva (PS)
Celso Rosa Portugal (PS)
Rui Parada da Costa (PS)
Ana Sousa Ramos (PS
Mauro Tomaz (PS)
Luís Afonso Abrantes (PS)
Ana Diogo Nogueira (PS)
Gabriel Ferreira Lopes (PS)
Jorge Lopes Santos (PS)
Elsa Rodrigues (PS)
Nelson Rodrigues Filipe (PS)
Maria Jorge Mendes Pereira (PSD)
Custódio Rodrigues Pereira (PSD)
Bráulio Oliveira Afonso PSD)
Alina Marques Duarte (PSD)
Rodrigo Mendes da Silva (PSD)
Óscar Seabra Gomes CDS/ PP)
Serafim Melo Oliveira (CDS/ PP)
Graça Gomes Afonso (CDS/ PP)










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt