Hugo Sancho venceu Prémio de Ciclismo de Mortágua – Troféu R.T.P.

Data: 2009-08-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Ciclista quebrou o enguiço e venceu (finalmente) em casa

O ciclista mortaguense Hugo Sancho venceu no passado dia 15 o IX Prémio de Ciclismo de Mortágua, penúltima prova do Troféu R.T.P., na categoria de Sub-23. A prova, integrada mais uma vez no programa das festas do Concelho, foi organizada pelo Velo Clube do Centro e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Mortágua.

Teve partida às 14h00 no centro da Vila, logo após a passagem da 9ª etapa da Volta a Portugal, outro aliciante para os amantes do ciclismo. A presença de Bruno Sancho, irmão de Hugo Sancho, a correr na Volta a Portugal pela equipa LA Paredes/Rota das Móveis, constituiu um motivo acrescido de interesse e não faltou o apoio ao atleta da terra. Num cartaz colocado na zona da partida do Prémio de Ciclismo de Mortágua, podia-se ler: “Força Bruno”, numa mensagem de incentivo dos muitos mortaguenses que assistiram ao regresso da Volta a Portugal a Mortágua.

Com uma extensão de 123,9 Km, a prova era composta de duas voltas ao concelho, com passagem por 8 freguesias, acrescidas de três voltas curtas a um circuito urbano de cerca de 5 Km, entre Mortágua-Vila Meã-Mortágua. Desde o início que Hugo Sancho perfilou-se na cabeça da corrida, integrando o grupo fugitivo de sete corredores que chegou a ter mais de um minuto de vantagem sobre o pelotão.


Fazendo valer as suas conhecidas qualidades de trepador, Hugo Sancho escolheu a subida da Fraga, um dos pontos do Prémio da Montanha (2ªcategoria), para atacar, levando atrás de si Domingos Gonçalves, da equipa SM Feira-E.Leclerc. Hugo Sancho foi mais forte e quando faltava um quilómetro para o final, descolou decidido a ganhar, cortando a meta isolado, com 2 segundos de avanço sobre o atleta da equipa SM Feira-E.Leclerc.

Como é natural, Hugo Sancho estava radiante e ao mesmo tempo emocionado com esta vitória, na sua própria terra, a primeira de um corredor da equipa de Mortágua nas nove edições do Prémio de Ciclismo de Mortágua. Uma vitória que dedicou aos mortaguenses e ao seu Clube: “é uma forma de retribuir todo o apoio e carinho que é dado ao longo do ano, as pessoas quando nos viam a treinar diziam que era este ano que um corredor de Mortágua ia ganhar, era uma vitória que as pessoas queriam muito e estou feliz por ter acontecido”.
Uma emoção partilhada também pelo público, com muitos amigos a rodearem e a felicitarem o ciclista, exultando com este triunfo há muito esperado.


Sobre a corrida afirmou: “trabalhei bem durante as últimas três semanas, conhecia bem o percurso e tinha consciência que podia obter aqui um bom resultado”. Esta foi a segunda vitória de Hugo Sancho na presente temporada, a primeira aconteceu na Volta a Santa Maria da Feira.


“Finalmente quebrou-se o enguiço e ao fim de nove grandes prémios ganhámos em casa. É uma dupla satisfação, não só para o Hugo Sancho que merece por inteiro esta vitória pelo seu trabalho, mas também para os muitos mortaguenses que aqui estiveram a apoiar a equipa e que mereciam há muito esta vitória”, referiu, por sua vez, Pedro Silva, treinador e responsável do Velo Clube do Centro.


No final foram chamados ao pódio os três primeiros classificados da prova bem como os líderes dos vários prémios (Montanha, Metas Volantes, Juventude e Geral). O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, assistiu ao desenrolar da corrida e referiu no final: “foi uma tarde de ciclismo inesquecível, com a passagem da Volta a Portugal, onde tínhamos a correr o Bruno Sancho (irmão de Hugo Sancho), o Prémio de Ciclismo de Mortágua e sobretudo esta vitória do Hugo Sancho, que deu uma grande felicidade a todos os mortaguenses”.


O Prémio de Ciclismo de Mortágua, afirmou, “é um ponto alto da Festa da Juventude, um importante cartaz de divulgação e promoção do concelho, com transmissão televisiva no canal público.
O mérito é do Velo Clube do Centro, que tem feito um trabalho excelente a nível de organização ao longo destes nove anos de Prémio de Ciclismo de Mortágua, a que temos dado a nossa colaboração, não só porque faz parte integrante do programa das festas, mas também porque se trata de um evento de prestígio para o nosso concelho”.












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt