Santa Casa da Misericórdia desfilou os povos do Mundo nas “Noites de Verão”

Data: 2009-07-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Com a participação das crianças e idosos da Instituição


As “Noites de Verão” tiveram continuidade no passado dia 24, com um espectáculo apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua em que participaram as crianças do ATL, os idosos do Lar e Centro de Dia e os Funcionários da Instituição, num total de 83 elementos.

O espectáculo foi um hino aos povos e às culturas do mundo, com crianças e idosos a desfilarem os trajes tradicionais dos vários Continentes e grandes regiões do Mundo.

Pelo palco passaram os trajes, músicas e danças da cultura popular e etno-folclórica de cada região do Mundo, como os cowboys americanos, os cossacos, os chineses, os judaicos, os africanos, finalizando o desfile com os trajes típicos portugueses. Foi uma volta ao mundo em cerca de uma hora, numa viagem multicultural feita de cores, sons e costumes.

Se os mais pequenos encantaram a assistência pelas miniaturas dos fatos e a sua graciosidade, os idosos não mostraram menos à-vontade e entusiasmo, para tanto contribuindo a presença ao seu lado das Técnicas e Funcionárias da Instituição, um apoio fundamental nestes momentos mediáticos.


Muito bem conseguido o trabalho artístico a nível de caracterização, escolha do vestuário, bem como de encenação e selecção musical, surpreendendo pela fidelidade e rigor com que foram representados os diversos povos do Mundo.

Uma das mensagens deste espectáculo é que nos diz que o Mundo é feito de diversidade, de povos, línguas, culturas, tradições, e que são essas idiossincrasias, essas diferenças, que nos levam a viajar pelo Mundo à descoberta de novos lugares e pessoas.


O público, presente em grande número na Praça do Município, agradeceu esta viagem pelos cinco cantos do Mundo, sem pagar bilhete, e tributou fortes aplausos aos grandes protagonistas da noite, as crianças e idosos.


Para além destes há que realçar ainda a colaboração das Funcionárias(os), e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, Rancho Folclórico “Os Unidos” e TEM, que colaboraram na cedência de indumentárias.

As “Noites de Verão” prosseguem na próxima sexta-feira, com um espectáculo da Filarmónica de Mortágua, que promete surpreender o público.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt