“Férias Desportivas” envolveram 225 jovens

Data: 2009-07-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A edição deste ano das “Férias Desportivas” contou com 225 jovens inscritos, um recorde de adesão desde que começou este programa de ocupação de tempos livres de Verão promovido pelo Município de Mortágua.

As “Férias Desportivas” encerraram no passado 18 de Julho com um convívio desportivo no Campo de Jogos da Gandarada. Como vem sendo tradição, os Pais foram convidados para se associarem aos filhos neste último dia, tendo comparecido algumas dezenas deles. No relvado da Gandarada desenrolaram-se jogos de futebol de sete dos escalões etários mais baixos e uma partida de futebol de onze entre os Pais e os jovens do escalão mais avançado das Férias Desportivas (14-16 anos).

No final realizou-se o já habitual almoço de confraternização, em ambiente familiar, que teve lugar no frondoso Parque Verde. Foi ocasião também para a entrega a cada jovem do diploma de participação nas “Férias Desportivas”.

Durante três semanas, aos 225 jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos, foram proporcionadas múltiplas actividades desportivas, desde as modalidades mais clássicas até aos chamados desportos radicais.

Devido aos dias de calor, a Piscina Municipal foi local privilegiado para refrescar os corpos e para brincadeiras na água, sobretudo dos escalões mais novos. Mas não só.

O Pavilhão Municipal e o Pavilhão da Escola Secundária serviram também para a prática de várias modalidades, como o Basquetebol, Voleibol, Andebol e Ténis de Mesa.

Os jovens puderam também jogar futebol no novíssimo relvado do Campo da Gandarada, uma das novidades da edição deste ano.
Um passeio de canoa na Albufeira da Aguieira, entre o Riomilheiro e o Valongo, foi outra das sugestões do programa.

No Parque Verde e na Praia Fluvial do Vau desenrolaram-se actividades radicais, como Rappel, Slide e Tirolesa. Uma novidade sobretudo para os mais pequenos, já que a maioria nunca tinha experimentado este desafio e estas sensações. Ao princípio, os que nunca tinham experimentado, mostravam algum receio natural, mas depois de vencido o desafio (e o medo) a vontade era repetir.


Além das actividades desportivas, os jovens participaram numa acção de sensibilização para uma alimentação saudável, com a colaboração do Centro de Saúde de Mortágua.

O programa das “Férias Desportivas” vai já na sua nona edição, sendo o seu objectivo proporcionar uma ocupação saudável e activa dos tempos livres de crianças e jovens após as férias escolares, e simultaneamente apoiar as famílias nesta fase mais complicada e prolongada de ausência de aulas.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt