57 jovens do concelho viveram uma semana na “Universidade Júnior”

Data: 2009-07-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Uma forma diferente de passar as férias...à descoberta da Ciência!

Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de jovens do concelho participaram na “Universidade Júnior”, um programa nacional de iniciação ao ambiente universitário e que promove o gosto pelo conhecimento em áreas diversificadas, como as Ciências, as Engenharias, o Direito, o Desporto, a Música e as Belas Artes.

Este ano participaram 57 alunos, 15 do 8º ano, 16 do 9º ano, 12 do 10º ano e 14 do 11º ano. Durante uma semana, de 29 de Junho a 3 de Julho, estes alunos puderam sentir um pouco da vida académica, fazendo experiências, explorando futuras áreas cientificas como a Biologia, a Geologia, as Energias Alternativas, o Direito, o Desporto, a Aquacultura, as Tecnologias de Informação e Comunicação, as Artes, entre outras, convivendo sempre com jovens vindos de pontos diversos do país e do estrangeiro (Espanha, França e Macau).

Os alunos do 8º ano participaram numa “Oficina de Verão” desenvolvendo um projecto que passou pela participação em actividades no âmbito da geoecologia aquática, da filosofia, da aplicação de técnicas de analise de botânica forense para simular a identificação de um criminoso, da procura de novas fontes de energia, da observação de microalgas, efectuando uma cultura destes seres vivos e perceber como podem servir de matéria-prima para obter biocombustível (o biodisel) do qual efectuaram a preparação laboratorial, entre outros.


Os alunos do 9º, 10º e 11º ano participaram no “Verão em Projecto”. Os projectos eleitos pelos alunos foram: Tornado “Real”; As rochas - do campo ao laboratório; Falar a brincar de coisas sérias; A herança d`os Maias!; Desporto no Verão; Mar Vivo, Mar Produtivo; Edição de Vídeo; Jornalista? Sim sou eu; Da matéria-prIma ao medicamento; aprender a dar o 1º passo; o mundo colorido das células; Iniciação à Biologia Marinha; A luz que desenha imagens; Geologia ambiental do Parque; O mundo todo aqui tão perto...!; Vem para Fora cá Dentro; O automóvel visto à lupa; Química espectacular; e Produção de proteínas coloridas com plantas transgénicas. Durante a estadia os alunos tiveram o acompanhamento constante de professores, investigadores, estudantes da Universidade do Porto e monitores de um empresa a especializada em programas de ocupação de jovens (que acompanham os alunos no período em que não se encontram a executar as actividades na Universidade).

Foi uma semana de descoberta, de aprendizagem de coisas novas, de contacto com um ambiente diferente, que poderá ter sido uma fonte de motivação e ajuda em termos futuros quando tiverem que fazer as suas escolhas académicas e profissionais. Mas também uma semana de convívio, novas amizades e divertimento.

O Município de Mortágua suportou as despesas de participação no programa, nomeadamente transporte, alojamento e propina de inscrição.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt