“Noites de Verão” animam Praça do Município

Data: 2009-07-07
Fonte:


Crianças do Jardim-Escola João de Deus prestaram tributo ao cinema

Teve lugar no passado dia 26 mais um espectáculo inserido no cartaz das “Noites de Verão”, o evento de animação de rua promovido pelo Município, criado para estas noites quentes e longas de Verão, que contou com a presença do Jardim-Escola João de Deus.
As crianças que frequentam esta Instituição de ensino apresentaram um espectáculo de tributo ao cinema, com a exibição de 12 sketchs que recordaram outros tantos filmes míticos da Sétima Arte.
As primeiras a subir ao palco foram as crianças do Pré-Escolar, com idades entre os 3 e os 5 anos. Acompanhadas pelas Educadoras e Auxiliares, recriaram alguns momentos alusivos aos filmes de animação da Walt Disney, como “A Bela e o Monstro”, “Tarzan”, “Pinóquio”, Os Três Porquinhos e o Lobo Mau”, “ Branca de Neve e os Sete Anões”.
Seguiram-se os meninos e meninas do ATL, com idades entre os 6 e os 10 anos, que recordaram momentos de filmes portugueses e estrangeiros que marcaram gerações e continuam-nos a maravilhar ao fim destes anos todos. Quem não se lembra de cenas famosas, como a de Leonardo de Caprio e Kate Winslet, de braços abertos na popa do barco, no filme “Titanic”, a imagem de marca de James Bond, o abraço do E.T., que ainda hoje encantam crianças e adultos. Não faltaram também os musicais de sucesso mais recentes, como “Camp Rock” e “High School Music”.
Um excelente trabalho a nível de caracterização, guarda-roupa e adereços, denotando muita imaginação, face à impossibilidade de criar ambientes reais ou fictícios, só possíveis mesmo em filme!
Apesar da sua tenra idade, as crianças não pareceram nada assustadas com os holofotes e o público, mostrando em palco muito à vontade e até entusiasmo. Para isso contribuiu naturalmente a presença constante das suas Educadoras, que nos bastidores ou junto ao palco, deram-lhes toda a atenção e incentivo, criando um ambiente humano que as sensibilizou e deixou-as sentir como se estivessem na sua escola. Toda a comunidade educativa da Instituição deu o seu contributo, Educadoras, Animadora Cultural, Auxiliares Educativas, incluindo os Pais, que colaboraram na confecção dos fatos. A Câmara Municipal, no apoio logístico e som, o TEM (Teatro Experimental de Mortágua) na iluminação e Ricardo Vicente na gravação das músicas, são outras colaborações a mencionar.
Segundo nos referiu a Directora do Jardim-Escola João de Deus, Dra.Ana Isabel, as crianças viveram com muita intensidade este momento: “ficaram muito excitadas à espera do dia da apresentação”. Durante uma hora assistiu-se a um espectáculo de sonho e fantasia, em que as crianças, por momentos, foram os actores de carne e osso. O cinema é uma grande fábrica de sonhos!











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt