Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!”

Data: 2009-06-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Convívio de encerramento da temporada juntou
idosos no Parque Verde


Os idosos que estiveram inscritos, na época 2008-2009, no Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!” juntaram-se no passado dia 26, no Parque Verde, no já tradicional convívio de encerramento de mais uma temporada.
Esta época estiveram inscritos no programa, que promove o exercício físico, a saúde e qualidade de vida na Terceira Idade, cerca de 110 participantes, divididos por cinco turmas. As aulas decorreram às terças e quintas-feiras, alternadas entre a Hidroginástica nas Piscinas Municipais e Ginástica de Manutenção ao ar livre.
A maior parte dos participantes conhecem-se uns aos outros, porque estão desde o início ou há mais tempo inscritos no programa e as turmas mantém-se homogéneas. O ambiente no grupo é de amizade, camaradagem e boa disposição. “Criou-se muita amizade, estamos muito à vontade uns com os outros. É tudo gente boa!”, diz Maria Arminda, 67 anos, natural da Póvoa.
E destaca os benefícios: “Faz bem à saúde e à cabeça. Na água os músculos relaxam, a gente faz os movimentos muito melhores e ao mesmo tempo conversamos, convivemos”.
O mesmo diz a sua colega Maria Licínia, 65 anos, natural de Pomares: “A gente sente-se muito melhor, até se gasta menos em medicamentos”. Confessa que as primeiras aulas custaram um pouco: ”ficava um pouco cansada , porque não estava habituada. Agora já não!”
Maria Vieira, 72 anos, natural de Almaça, está há três anos no programa. “Sinto-me muito bem. Só acho que é pouco tempo, devia ser pelo menos duas horas por semana”. Uma opinião que é partilhada pela maioria dos participantes que gostariam de ver alargado o tempo de aulas semanal.
Irene Fernandes, 70 anos, natural de Almaça, frequentou pela primeira vez o programa. Esteve um ano em lista de espera e este ano foi chamada: “foram os meus primos que me incentivaram a inscrever. É agradável, conheci mais pessoas, é um programa simpático”

Desde que foi iniciado o programa, em 2004, o número de participantes tem vindo sempre a subir, tendo este ano ultrapassado a fasquia da centena. “No ano passado tivemos que criar mais uma turma, porque houve um grande aumento do número de inscrições”, conta Gonçalo Martins, monitor do “Viva Mais. Mexa-se!”.
Os exercícios físicos, quer na Piscina quer no exterior, são adaptados à condição física e faixa etária em questão, não podendo ser muito exigentes: “é uma ginástica doseada e individualizada, porque a condição física varia de pessoa para pessoa e cada um anda ao seu ritmo, não pressionamos ninguém. Também nos divertimos bastante, o que é bom para o espírito, as pessoas são fantásticas e é um enorme prazer “trabalhar” com este grupo de pessoas”.
O “Viva Mais. Mexa-se!” também vai de férias e regressa no mês de Setembro para mais uma época. As inscrições são feitas nas Piscinas Municipais.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt