Acesso à Internet em Banda Larga sem fios

Data: 2009-05-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


“Hotspots” instalados em três espaços públicos da Vila

O Município de Mortágua instalou pontos de acesso gratuito à Internet em Banda Larga sem fios, em três espaços públicos: Parque Verde de Vale de Açores, Praça do Município, Zona Escolar e Complexo de Pavilhão e Piscinas Municipais.
Estes pontos designados por “hotspots” representam mais um passo no incremento da Sociedade de Informação a nível concelhio, uma área onde o Município tem feito uma forte aposta e investimento, promovendo e apoiando o acesso e utilização das modernas Tecnologias de Informação e Comunicação na população escolar e população em geral.

As Tecnologias de Informação e Comunicação são uma realidade bem presente nas escolas do concelho desde há vários anos. Mortágua foi dos primeiros municípios do País a disponibilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação às crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico, logo em 2001.

Em 2002 abriu o primeiro Espaço Internet na sede do concelho, para toda a população.
A Biblioteca Municipal, a funcionar desde 2004, dispõe de postos de acesso gratuito à Internet para o público em geral.
Em 2005 a ligação à Internet nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico passou a ser feita em Banda Larga e nesse mesmo ano instalaram-se equipamentos informáticos com software educativo específico nos estabelecimentos do Ensino Pré-Primário.
Em 2008 abriu o Espaço Internet 2, a funcionar na Freguesia do Sobral.

Ainda em 2008 o Município lançou um projecto denominado “Um Aluno, Um Computador”, através do qual comparticipou a aquisição de computadores portáteis com ligação à Internet a 145 jovens do 10º, 11º e 12º ano e apoiou a aquisição do computador “Magalhães” pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, suportando os custos do “modem” para todos os alunos e a assinatura de ligação à Internet para os alunos abrangidos pelo 1º e 2º escalão da Acção Social Escolar.

O Presidente da Câmara Municipal refere que é um investimento da maior importância: “é um investimento nas pessoas e que constitui um vector estratégico do programa de desenvolvimento que definimos para o Concelho, ou seja, uma aposta muito forte na educação, na formação e qualificação das pessoas, porque é por aí que se constrói o futuro”.
E salienta ainda: “tivemos desde o início esta preocupação de equidade social, a de garantir a igualdade de oportunidades a todos, no sentido de todos os alunos poderem aceder a estas “ferramentas” que são hoje absolutamente fundamentais e não ficarem prejudicados por razões económicas”.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt