Dois dias de aventura... RADICAL

Data: 2004-07-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Realizou-se nos dias 17 e 18, o IV Fim de Semana Radical, um evento organizado pela Câmara Municipal de Mortágua e que este ano contou com 76 participantes.


O primeiro dia começou com a concentração dos participantes, pelas 9 horas, no Aeródromo, a que se seguiu um percurso de cerca de 12 km, em BTT, atravessando zonas florestais e as aldeias de Vila Pouca, Eirigo e Paredes, da freguesia de Pala. O destino eram as famosas Quedas de Água das Paredes, onde o primeiro grande desafio esperava os participantes, uma descida em Canyonning das suas cataratas. A adrenalina subiu ao máximo, dado que ninguém tinha experimentado antes este tipo de descida. O local, ficou demonstrado, é excelente para a prática desta actividade radical. Com a temperatura a subir e águas tão límpidas, ninguém resistiu a ir ao banho. Foi sem dúvida uma experiência única e inesquecível, descer aquelas gargantas rochosas com a água a precipitar-se de grande altitude. Muita adrenalina!
A próxima paragem era a Serra do Boi, mais um percurso de 7 Km de BTT, com algumas picadas e descidas acentuadas, mas o esforço valeu bem a pena. Este é o ponto mais alto do concelho. Daqui a paisagem que se avista é grandiosa e de uma rara beleza, com as cumeadas da Serra do Caramulo e vales profundos como cenário. A caminho estava a aldeia da Tojeira, na freguesia do Sobral, o local escolhido para acampar e passar a noite. Cada um escolheu o local onde quis montar a tenda, procurando resguardar-se do vento, que nesta zona sopra forte e quase todo o ano.
O jantar, confeccionado no local, foi oferecido pela Junta de Freguesia do Sobral e servido na zona de merendas, recentemente construída. A aldeia está a sofrer vários melhoramentos, no âmbito de um projecto de dinamização de aldeias a que a Câmara se candidatou. Para além da já referida zona de merendas, apetrechada com bancos e mesas de madeira, também os acessos e muros estão a ser arranjados e a ser construídas instalações sanitárias.
Antes do jantar os participantes tiveram a visita surpresa do Presidente da Câmara, um momento aproveitado para confraternizar com os jovens e ao mesmo tempo ver a evolução das obras que ali estão a decorrer. O resto da noite foi preenchida com o jogo “Assalto ao Castelo”, que teve a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua.
Para o último dia estava reservada um passeio de canoa desde o Riomilheiro até ao Valongo (Albufeira da Aguieira). Foram duas horas a remar, com paisagens deslumbrantes nas margens. À chegada estava o almoço-volante, ansiosamente aguardado, tanta era a fome, após este grande esforço. Estava terminado mais um Fim de Semana Radical. O estado de espírito era elevado, o desafio estava ultrapassado. Viveram-se óptimos momentos de convívio e de descoberta. A opinião dos participantes era unânime, ouvindo-se elogios à boa organização e à forma como tudo decorreu. As actividades foram consideradas muito aliciantes e por isso todos fizeram questão de dizer que vão voltar no próximo ano








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt