Jardins de Infância e Escolas vieram para a rua cantar as Janeiras

Data: 2008-01-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Preservar a tradição

As escolas dos vários níveis de ensino de Mortágua mantém a tradição de cantar as Janeiras, ano após ano. Assim aconteceu mais uma vez, nesta segunda-feira, as crianças do Jardim-Escola João de Deus e Jardim de Infância de Mortágua vieram para a rua cantar as Janeiras, visitando os estabelecimentos comerciais e Instituições do centro da Vila de Mortágua. Como já é habitual, não faltou também uma visita ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia e aos Paços do Concelho. O mesmo fez um grupo de jovens da Escola Básica 2.3, que acompanhou as cantigas com flautas e outros instrumentos tradicionais.

Dirigidas pelas suas Educadoras e Professoras, as crianças mostraram ter as vozes muito afinadas e as letras bem ensaiadas.
As crianças traziam coroas na cabeça, de várias formas e cores, numa alusão aos três Reis Magos. Depois de cantarem as boas festas, lá vinham umas moedas, umas guloseimas, uma chouriça, bolo-rei, dependendo do tipo de estabelecimento.

A sua passagem pelas ruas da Vila despertou a atenção dos transeuntes que foram surpreendidos pela animação de rua. Esta é uma iniciativa que a população acolhe sempre com grande carinho e agrado, porque se trata de uma tradição muito antiga e popular, que sobretudo os mais velhos gostam de reviver, recordando-lhes as festividades e convívios sociais que outrora se costumavam fazer nas nossas aldeias.

É bom saber que as escolas vão mantendo viva esta tradição do cantar das Janeiras ou dos Reis, dando a conhecer às novas gerações como eram os usos e costumes dos tempos dos seus pais e avós, não os deixando cair no esquecimento.







Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt