Construção da Auto-Estrada Viseu-Coimbra

Data: 2007-12-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Estudo de Impacte Ambiental em consulta pública

Encontra-se em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental relativo ao lanço do IP3 entre Mealhada e Viseu e do IC12 entre Mealhada e Santa Comba Dão, ambos com perfil de auto-estrada e numa extensão total de cerca de 80 Km.
Para já o estudo do novo traçado do IP3 incide no troço entre Viseu e Mealhada, numa extensão de cerca de 50 Km.

Na prática, entre Mealhada e o Nó de Mortágua os traçados do IP3 e do IC12 serão comuns, a partir daí os dois lanços de auto-estrada seguirão rumos diferentes. O IP3 seguirá para os concelhos de Tondela e Viseu e o IC12 derivará para Santa Comba Dão, Nelas e Mangualde, dando continuidade ao troço já construído até Carregal do Sal. Está prevista uma interligação entre os dois itinerários.

O Estudo de Impacte Ambiental contempla duas soluções possíveis de traçado para o IP3. Do corredor final que vier a ser adoptado dependerá também a localização do Nó de ligação a Mortágua (saída e entrada na auto-estrada).

A nova auto-estrada irá articular-se com as restantes vias nacionais existentes, principiais e complementares, designadamente com a A1/IP1, A24/IP3, A25/IP5, IP3/IC12.

O Estudo de Impacte Ambiental está disponível no site do Instituto do Ambiente (www.iambiente.pt - ver projectos em fase de consulta pública), na Câmara Municipal de Mortágua e Juntas de Freguesia abrangidas pelo projecto da obra (Trezói, Espinho, Pala, Vale de Remígio e Sobral).

O prazo de consulta pública é de 39 dias úteis, terminando a 25 de Janeiro 2008.


No âmbito do processo da Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as exposições que especificamente se relacionem com o projecto em avaliação.
Estas exposições devem ser apresentadas por escrito e enviadas ao Presidente do Instituto do Ambiente até à data final da Consulta Pública.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt