Núcleo Escola Segura da GNR realizou acção de sensibilização sobre segurança e prevenção rodoviária

Data: 2007-11-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Para alunos da Escola Básica 2.3 de Mortágua


O Núcleo Escola Segura do Destacamento Territorial da GNR de Viseu levou a efeito no dia 16 uma acção de sensibilização para a segurança e prevenção rodoviária na Escola Básica 2.3 de Mortágua. Os destinatários foram alunos dos 6º, 7º e 9º ano daquele estabelecimento de ensino. A sessão contou com a presença do Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto, Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, 2º Comandante do Grupo Territorial da GNR de Viseu, Major Coelho Gomes, Comandante do Posto da GNR de Mortágua, 1º Sargento Luís Carlos Macieira, para além de militares do Núcleo Escola Segura.

Durante a sessão os alunos assistiram à apresentação e explicação de imagens sobre alguns comportamentos de risco que ocorrem com peões, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores e alertados para as consequências que resultam dos mesmos. Os alunos puderam nomeadamente confrontar os resultados de acidentes com e sem capacete de protecção ou cinto de segurança. Foram também alertados para os perigos dos comportamentos tipicamente associados aos jovens, designadamente as “exibições”, que por vezes acabam em graves acidentes.

Este tipo de acções nas escolas são realizadas com regularidade pelos Núcleos Escola Segura em todo o distrito e durante todo o ano, havendo também acções no sentido inverso, em que são os alunos que se deslocam aos quartéis para tomar contacto com os locais de trabalho e vivência da Corporação.

Segundo nos referiu o Major Coelho Gomes estas acções fazem parte de uma campanha que está ser levada a cabo pelo Ministério da Administração Interna e que tem em vista a redução do número de sinistros, principalmente nas camadas mais jovens. Explicando “porque tem-se verificado que é aquela faixa etária onde mais dificilmente se tem registado resultados positivos no que diz respeito a acidentes de viação, sejam eles dentro ou fora das viaturas. E está-se a fazer um forcing em termos de sensibilização para ver se conseguimos baixar esses números”.

Na opinião da Presidente do Conselho Executivo da EB 2.3, Teresa Alexandra Gouveia, estas acções são da maior importância para alertar os jovens para as situações de risco que ocorrem nas estradas portuguesas. “Acho que estas acções devem ser mais frequentes e para todos os alunos, para que de alguma maneira possamos diminuir a sinistralidade nas estradas”.


Aquela responsável destaca ainda o facto destas acções de sensibilização serem realizadas pelos próprios agentes de autoridade. “O facto de estarem presentes e serem eles a passar a mensagem tem um maior impacto junto dos alunos do que se fosse um professor a dar os mesmos conselhos”.

No final da sessão os alunos tiveram ainda o privilégio de contactar de perto com algumas viaturas utilizadas pela GNR nas suas missões de controle do trânsito, e até entrar no seu interior e visualizar os equipamentos que utilizam no seu dia-a-dia.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt