Programa Municipal de Vigilância Florestal

Data: 2004-07-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A decorrer entre Julho e Setembro

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Câmara Municipal de Mortágua preparou e está a implementar um plano de vigilância florestal para prevenção e detecção precoce dos fogos florestais na época de Verão. Esse plano envolve, em acção concertada e estreita colaboração, a Câmara Municipal, Bombeiros, Associação de Produtores Florestais de Mortágua, Juntas de Freguesia, GNR e várias associações locais, unidos no objectivo comum de defender a floresta do concelho. As acções de vigilância compreendem o patrulhamento com viaturas equipadas com kit de 1ºintervenção, motas todo-o-terreno, a cavalo (GNR), durante 24 horas por dia.
Esclareça-se que estes meios estão a ser custeados exclusivamente pelo orçamento municipal, não tendo sido disponibilizado até ao momento qualquer cêntimo por parte da administração central, o que ocorre pela primeira vez nos últimos quinze anos!!!.
Mesmo assim, preocupados com o que possa vir a acontecer este ano, sobretudo depois da calamidade nacional registada no passado verão, decidimos reforçar os meios operacionais já existentes com a aquisição de uma viatura 4x4 com kit de Sapadores Florestais.
Acima de tudo, contamos e confiamos na capacidade de mobilização dos mortaguenses e em especial dos nossos briosos Bombeiros, para que o verde da floresta continue a pintar as serras e vales da nossa terra.
Que todos sem excepção, nos mantenhamos atentos, vigilantes e mobilizados, porque é connosco que antes de mais temos de contar.








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt