Requalificação da Rede de Saneamento

Data: 2007-10-03
Fonte:


Executado emissário do Barril/Coval

Foi executado o emissário de ligação das Águas Residuais Domésticas da zona do Barril para a ETAR da Vila Mortágua. Com a execução desta empreitada foi desactivada a ETAR do Barril, que embora continuasse a cumprir a sua função, não estava dimensionada para um tratamento eficaz dos efluentes provenientes desta zona da Vila em termos futuros, tendo em consideração a idade desta infraestrutura e o crescimento populacional deste aglomerado nos últimos anos.

Deve-se salientar que a ETAR de Mortágua, desde início, já se encontrava dimensionada para receber esses efluentes da zona do Barril.

A ETAR do Barril pertence a uma primeira geração de sistemas de tratamento de águas residuais que foram construídos no concelho, neste momento está-se numa fase de transição para sistemas de tratamento e gestão mais modernos, mais concentrados, mais eficazes, em conformidade com as normas ambientais em vigor.

Nesse sentido está prevista também a requalificação de todo o sistema de tratamento da zona do Reguengo, com a substituição da ETAR de Vila Gosendo por uma Estação Elevatória de Águas Residuais e a remodelação da ETAR de Vila Nova.












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt