Programas Municipais de Verão

Data: 2007-07-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


280 jovens envolvidos em actividades desportivas
e acções de carácter cívico

Durante os meses de Julho e Agosto, 280 jovens do concelho participam em programas ocupacionais de Verão organizados pelo Município. São propostas para umas férias diferentes, uma alternativa a ficar em casa.



Chegado ao fim mais um ano lectivo, muitos jovens não sabem como ocupar o tempo que antes era passado na escola. As aulas terminaram e o preenchimento das horas vagas são um desafio diário para os jovens, ao mesmo tempo uma dor de cabeça para os pais, que ficam mais preocupados, não sabendo onde param os seus filhos.
A pensar nestas situações o Município está a promover, mais uma vez, vários programas ocupacionais de Verão, a decorrer entre os meses de Julho e Agosto, propondo aos jovens uma ocupação diferente e saudável dos seus tempos livres, a praticar desporto, a conviver com outros jovens, a colaborar em acções de carácter cívico. As actividade são muitas e diversificadas, variando em função do escalão etário.
Um desse programas, que já vai na sua 7ª edição, são as Férias Desportivas. Este programa proporciona aos jovens com idades entre os 6 e os 16 anos, um leque de actividades lúdico-desportivas, como BTT, Futebol, Basquetebol, Andebol, Badmington, Ténis de Mesa, Jogos Tradicionais, Natação e Canoagem.
À excepção do BTT e da Canoagem, as restantes actividades decorrem em vários espaços municipais e escolares, como Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal, Pavilhão da Escola Secundária, Polidesportivo da Escola Básica, Parque Verde.
As Férias Desportivas apresentam alguma especificidade em relação aos restantes programas, pois para além da vertente ocupacional dos jovens tem igualmente uma função de apoio às famílias neste período de pausa escolar, mais prolongada, na medida em que os pais estão a trabalhar e portanto ausentes durante grande parte do dia. Desta forma, sabem onde estão, o que estão a fazer, que estão vigiados por monitores, o que aumenta o seu sentimento de tranquilidade.
Outro dos programas municipais é o JEF- “Jovens Estudantes em Férias”, na sua 15ª edição. Destinado a jovens com idade entre os 14 e os 18 anos, propõe aos jovens a colaboração em actividades de carácter cívico, nomeadamente jardinagem, vigilância florestal e limpeza urbana. Os 80 jovens estão repartidos em 4 grupos, cada um constituído por 20 elementos e a duração de uma quinzena.
Em contrapartida de uma ocupação diária de 4 horas, os jovens recebem uma compensação monetária, que sendo um valor simbólico, não deixa de ser um extra útil para as férias.
Finalmente o programa de Ocupação dos Tempos Livres, mais conhecido por OTL. O Município viu aprovadas duas candidaturas apresentadas àquele programa do Instituto Português da Juventude, respectivamente, nas áreas do Ambiente/Protecção Civil e Apoio aos Idosos. Este programa tem como destinatários jovens com idades entre os 12 e os 25 anos. Nestes dois últimos programas os jovens irão colaborar em serviços e equipamentos municipais, mas também noutras instituições sociais do concelho, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e Jardim-Escola João de Deus.
Estes três programas, no seu conjunto, fazem apelo a umas férias mais activas, à participação na vida comunitária, à socialização dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.



tr>


Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt