“Viva Mais. Mexa-se!” promove actividade física a cerca de 100 idosos do concelho

Data: 2007-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Programa Municipal funciona há 3 anos


Os cerca de 100 idosos que estão a frequentar o Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!”, participaram, no passado dia 29, num Convívio que pretendeu assinalar o final da época 2006-2007.
O convívio decorreu no Parque Verde, tendo os idosos sido divididos em dois grupos: enquanto um grupo passou a manhã a desenvolver actividades físicas no Parque, dando a conhecer um pouco do que fazem nas aulas de Ginástica, outro grupo realizou um passeio pedestre ao longo da Ribeira de Mortágua.
No final das actividades realizou-se um Almoço - Convívio, naquele parque de lazer.
O Programa “Viva Mais. Mexa-se!”, promovido pelo Município, vai no seu terceiro ano de funcionamento e proporciona semanalmente actividades de Ginástica e Hidroginástica, contribuindo para um estilo de vida activo e sadio da população idosa do concelho.
No primeiro ano começou com 41 inscritos, no segundo ano subiu para 70 e na presente época cifrou-se em perto de uma centena.
“O Município desenvolve um programa de acções que tem como objectivo promover a qualidade de vida da população idosa do concelho, em termos de saúde, bem-estar, animação sócio-cultural e lazer. Esse programa, designado “Viver Mais. Viver Feliz”, abrange iniciativas como o “Viva Mais. Mexa-se!” e o “Passeio dos Idosos”, entre outras.
No próximo dia 12 de Julho vamos realizar já o 23º Passeio, que é uma iniciativa muito querida quer do município quer dos idosos”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
A Unidade Móvel de Saúde, que acaba de completar dois anos de funcionamento, é um outro serviço vocacionado para a saúde e bem-estar da população idosa do concelho. “Foi um serviço pioneiro a nível do distrito e a aceitação das pessoas tem sido excelente. É um serviço de proximidade às populações, que proporciona mais acessibilidade aos serviços de saúde, beneficiando especialmente os idosos”, explica.
Nesta Unidade são prestados cuidados básicos de saúde, como controle da diabetes, tensão arterial, colesterol, peso, tendo também uma função de aconselhamento e encaminhamento médico.
Os idosos são unânimes ao evidenciarem os benefícios que colhem do Programa “Viva Mais. Mexa-se!”, quer a nível físico quer psicológico.
“isto é extraordinário. Saímos daqui com menos 10, 15 anos, mais leves, mais relaxados, mais saudáveis”, diz Manuel Coelho, 67 anos, que está inscrito no programa há dois anos. E adianta mesmo, em jeito de sugestão, “só é pena que não seja mais vezes por semana, porque é muito bom para a nossa saúde”.
Além disso destaca a união, a amizade e o companheirismo que se vive entre os participantes no programa. “ Nós somos já como uma família”, conclui.





Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt