“Animóvel” promove competências de uma forma lúdica e pedagógica

Data: 2007-06-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Projecto destinado a crianças e jovens

É uma viatura diferente, decorada com desenhos e que dificilmente passará despercebida às pessoas, principalmente aos mais jovens. Animóvel, assim se designa esta viatura sui generis, que dá também nome ao projecto.


O Animóvel - Itinerários de Sucesso em Mortágua, é um projecto promovido pelo IEBA- Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira, desenvolvido em parceria com várias entidades do concelho: Município, Agrupamento de Escolas, Santa Casa da Misericórdia e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. O projecto é apoiado pelo Programa Escolhas, criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº4/2001, de 9 de Janeiro, e pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, do Ministério da Ciência e Ensino Superior.
O projecto proporciona actividades lúdico-pedagógicas e culturais, tendo por objectivo a integração e desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo nomeadamente a aquisição de competências TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e a cidadania activa.
O Animóvel está equipado com meios informáticos e audiovisuais, 4 computadores com acesso à Internet e videoprojector, permitindo acolher no seu interior Ateliers Temáticos, acções formativas na área da informática, actividades lúdicas e culturais (jogos interactivos, filmes, CD`s, consulta de livros), bem como dar apoio ao desenvolvimento de actividades nas escolas do 1º CEB e ATL`s, nomeadamente pesquisas para trabalhos escolares.
“Nos Ateliers vamos abordar temas como a Educação para a Saúde, Ambiente, Cidadania, Aprender com Autonomia, Educação Parental, para além das Novas Tecnologias, que é a componente mais visível do projecto”, explicou-nos a Dra. Ana Mafalda, Coordenadora do Projecto. Por outro lado, adianta, “iremos procurar a partir do próximo ano lectivo, em articulação com o Agrupamento de Escolas, que é uma das entidades parceiras no projecto, ajustar as actividades do Animóvel ao currículo que estão a trabalhar nas escolas, funcionando como um complemento”.
O Animóvel destina-se preferencialmente a jovens na faixa etária entre os 6 e os 18 anos, sendo no entanto as actividades adaptadas a cada escalão etário. Está previsto que o Animóvel se desloque às localidades do concelho, às Escolas do 1º Ciclo e ATL`s.
O Animóvel começou a funcionar oficialmente no dia 15 de Junho, tendo a estreia ocorrido na festa das Actividades de Enriquecimento Curricular, realizada no Parque Verde, e que juntou mais de três centenas de crianças.
Foi o primeiro contacto das escolas com esta viatura, que naturalmente despertou uma enorme curiosidade nas crianças, e a partir de agora passará a entrar no seu quotidiano e hábitos culturais. A viatura apresenta uma imagem exterior muito criativa e original, que se identifica com o público-alvo e os objectivos do projecto.
Após o reinício das aulas o Animóvel começará a visitar os estabelecimentos de ensino, o que acontecerá duas vezes por semana. Entretanto e até lá, está a percorrer as diversas localidades do concelho, em itinerância, de acordo com um calendário mensal, divulgado através de folhetos informativos.
O projecto tem uma vigência de três anos, terminando em 30 de Novembro de 2009.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt