Rede Viária - Beneficiação de arruamentos

Data: 2007-03-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Gavião não foi esquecido...


O Gavião é uma das mais pequenas povoações do concelho, apenas com seis moradores, situada no limite dos concelhos de Mortágua e Tondela. Mas não foi esquecida. A Autarquia procedeu recentemente à beneficiação dos arruamentos da povoação, ficando toda a rede pavimentada. Há alguns anos foi pavimentado o acesso único à povoação, tendo agora sido reforçado o pavimento e executada a pavimentação nos restantes arruamentos. O concelho é uma unidade territorial, formada por todos os que lá vivem e trabalham, sem excepções ou discriminações. Esta visão integrada do território permitiu que todas as aldeias do concelho tenham actualmente boas condições de acessibilidade, por mais pequenas ou isoladas que sejam, levando-lhes também o desenvolvimento e a qualidade de vida a que têm direito. Não é aliás o único exemplo, também a aldeia da Tojeira, onde vivem apenas três moradores, tem hoje infraestruturas básicas de electricidade e saneamento e está a ser objecto de uma profunda requalificação urbanística.
“As pessoas não são números nem estatísticas, são antes de mais cidadãos com direitos e o que nós desejamos é que as pessoas se fixem nas suas aldeias e até atrair os jovens casais para essas aldeias. Os investimentos que temos realizado, nomeadamente a nível das vias de comunicação e do saneamento básico, vão nesse sentido”, justifica o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
Segundo o autarca, só uma gestão cuidada e equilibrada dos recursos financeiros da Autarquia tornou possível chegar a este ponto “em que podemos também dar aos pequenos lugares as mesmas condições básicas que têm os grandes aglomerados do concelho e poder olhar agora para outras áreas, como o ambiente, a requalificação dos espaços naturais e rurais”, afirmando que se trata de uma “questão de cidadania e de justiça.“ E sublinha que o desenvolvimento só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt