Requalificação da rede de iluminação pública com tecnologia LED

Data: 2022-08-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Investimento na requalificação e religação da rede de iluminação pública com recurso a tecnologia LED será superior a 200 mil euros no corrente ano.

 

O primeiro passo foi dado com a instalação de lâmpadas LED na Rua Dr. João Lopes de Morais e zona envolvente à Praça do Município.

Em articulação com a E-Redes-Distribuição de Eletricidade, a Câmara Municipal definiu um plano de intervenção na rede elétrica pública do concelho que prevê a religação da iluminação em determinadas zonas, bem como a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por modernas lâmpadas com tecnologia LED, mais eficientes, económicas e ecológicas.

A intervenção a realizar abrange dezenas de povoações, por todo o concelho, estando prevista a instalação de 1674 luminárias LED no corrente ano e início do próximo.

A Câmara Municipal considera da maior importância este investimento, que terá continuidade nos anos seguintes, tendo em conta os elevados custos da energia, agravados com a crise energética mundial, e a necessidade de reduzir a fatura energética. Além do fator económico, acrescentam-se os benefícios ambientais associados à tecnologia LED, por ser livre de metais pesados e de radiação ultravioleta. Desta forma, está-se a contribuir para a redução da pegada ecológica e para um futuro mais sustentável.

A religação de candeeiros em algumas zonas pontuais, por sua vez, visa garantir condições de segurança de pessoas e bens.

O presidente da Câmara refere que este investimento dá cumprimento a um compromisso assumido que consta do programa de ação da sua candidatura apresentado aos Mortaguenses nas últimas eleições. “É um investimento que beneficia a qualidade de vida das pessoas e o Ambiente”.

E adianta que a Câmara Municipal está também a estudar a instalação de painéis fotovoltaicos nos equipamentos municipais para produção de energia elétrica para autoconsumo, devendo o concurso para a sua exploração ser lançado até ao final do ano.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt