Passeio dos Idosos à Quinta da Malafaia proporcionou dia animado e de são convívio

Data: 2022-07-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

O Município de Mortágua promoveu no passado dia 8 o tradicional Passeio dos Idosos, que teve como destino a Quinta da Malafaia, situada no concelho de Esposende. Este Passeio foi especial e muito aguardado porquanto nos dois anos anteriores não se pôde realizar por motivo das restrições impostas pela pandemia e acentuou-se o isolamento das pessoas idosas.

Cerca de 520 idosos partiram de Mortágua, distribuídos por 10 autocarros, tendo sido acompanhados por funcionários do Município que dão apoio à organização e uma enfermeira disponibilizada pelo Centro de Saúde de Mortágua. O presidente da Câmara, Ricardo Pardal, o Vereador Luís Filipe Rodrigues e a Vereadora Ilda Matos, marcaram presença e juntaram-se aos idosos, durante o almoço e a animação da tarde.

Os nossos idosos participaram num Arraial Minhoto, disfrutando das tradições gastronómicas, populares, culturais e etnográficas da região do Minho, num ambiente típico de festa popular, onde não faltaram as danças e cantares à moda do Minho, os cantares ao desafio, as Marchas Populares, a atuação de artistas, e bailarico, culminando com uma Largada de Balões.

A todos foi proporcionado um magnífico almoço, em que cada um serviu-se à discrição, constando da ementa sardinhas assadas, broa, caldo verde, pataniscas, arroz de feijão com frango no churrasco e costelinhas grelhadas, para acompanhar com vinho (no pipo), sangria e outras bebidas, e pão-de-ló e fruta como sobremesa.

Os participantes viveram um dia diferente e animado, de muita boa disposição, alegria, e sobretudo de sã confraternização, partilha de experiências e vivências comuns e reencontro de amigos. Esta iniciativa contribui para diminuir a solidão de muitos idosos, além de proporcionar momentos de socialização e de qualidade de vida aos idosos em geral. Foi notório o agrado e o entusiasmo dos participantes, e o sentimento de um dia inesquecível.

Durante a viagem (ida e volta) e no local, contámos com a colaboração de uma viatura de emergência e equipa dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, por medida de precaução, especialmente face às altas temperaturas que estavam previstas para este dia.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt