Cantaram-se as Janeiras

Data: 2007-01-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Na Noite de Reis

Depois de nos últimos anos ter percorrido a sala de algumas associações do nosso concelho, o Encontro de Janeiras regressou à Praça do Município, retomando a tradição do Cantar das Janeiras na rua. De facto a tradição manda que o Cantar das Janeiras seja na noite de Reis, na rua e ao frio, bem agasalhados ou aquecidos à volta de uma grande fogueira.
O XXI Encontro de Janeiras teve início às 21 horas e contou com a presença de quatro grupos do concelho: TEM, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmânicos” da Marmeleira, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores e Rancho Folclórico “Os Camponeses” do Freixo.
O Cantar das Janeiras é uma tradição muito antiga, com raízes cristãs ligadas à adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos, sendo por isso também conhecido por Cantar os Reis. Na noite dos Reis formam-se grupos que vão cantar de porta em porta e a pedir alvíssaras, que simbolizam as oferendas que os Reis Magos ofereceram ao menino em Belém. È uma tradição cultural de cariz popular que se foi transmitindo de geração em geração e que no passado preenchia o serão da noite de Reis dos nossos avós.
O evento, como em anos anteriores, foi organizado pelo TEM -Teatro Experimental de Mortágua.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt