Prémios de Mérito Dr. Assis e Santos distinguiram melhores alunos do ano letivo 2020-2021

Data: 2022-06-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Decorreu no passado dia 15 a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Dr. Assis e Santos atribuídos pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mortágua, relativo ao ano letivo 2020-2021.

Foram distinguidos os alunos do 4º, 6º e 9º ano, bem como do 12ºano do curso Cientifico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais, que obtiveram as melhores notas. No total foram premiados 29 alunos, que receberam livros

Na Mesa que presidiu à cerimónia marcaram presença o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, a presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, e a presidente da Associação de Estudantes, Eva Almeida.

Alguns Pais também associaram-se ao ato simbólico, testemunhando com emoção e orgulho mais este momento importante no percurso escolar dos seus filhos.

O presidente da Câmara, Ricardo Pardal, felicitou os alunos premiados e a iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação que ao longo dos anos tem vindo a agraciar os alunos que se destacam nos estudos. Referiu o trabalho, esforço e empenho dos agentes envolvidos no processo educativo, Agrupamento, Câmara Municipal, Associação de Pais e Encarregados de Educação, com a finalidade de proporcionar as melhores condições para a aprendizagem e formação dos jovens.

Deixou ainda uma palavra de apreço aos Pais e Encarregados de Educação, reconhecendo o esforço que fazem com vista a proporcionar as melhores condições para o sucesso educativo dos seus filhos.

Reportando-se aos prémios atribuídos neste dia, referiu que “o mérito deve e tem de ser reconhecido, na escola, mas também na vida ativa”, mas sublinhou que “o importante não é ser o melhor mas sim fazermos o nosso melhor”. “Somos todos diferentes e ao mesmo tempo todos iguais, cada um terá que fazer o seu caminho, com esforço, trabalho e dedicação, procurando aquilo que lhe proporcionará a sua realização pessoal”, afirmou.

E afiançou o esforço, a dedicação e o empenho do Executivo Municipal “no sentido de proporcionar as melhores condições e as melhores oportunidades para vocês crescerem como bons seres humanos, íntegros, sensatos e solidários”.

Estando o ano letivo na sua reta final, deixou os seguintes votos: “Espero que o ano letivo tenha corrido o melhor possível para todos e resta-me desejar-vos umas boas férias. Descansem e aproveitem as férias, em setembro voltaremos a nos reencontrar”.

A presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, referiu que esta edição dos prémios de mérito era especial, considerando os desafios que os alunos tiveram de enfrentar nos últimos dois anos, destacando a capacidade de adaptação e superação que demonstraram. “As dificuldades e as exigências que tiveram de enfrentar com o ensino à distância, tornaram-vos mais fortes, expandiram os vossos limites e revelaram todo o vosso potencial e capacidade de superação”. E sublinhou a missão do Agrupamento de formar cidadãos livres, ativos, críticos e responsáveis, dotados de conhecimentos e competências para desenhar o seu futuro, descobrir caminhos e definir rumos”.

A presidente da Associação de Pais e Encarregados de educação, Ana Valente, explicou que os prémios são atribuídos com base em critérios absolutamente objetivos, pré-definidos no Regulamento, sendo atribuídos aos alunos que conseguiriam alcançar as melhores notas. E salientou que os prémios são meramente simbólicos, tendo dois objetivos: “por um lado, o reconhecimento aos alunos que os alcançaram e se esforçaram para obter estes resultados. Por outro lado, também queremos que seja um incentivo para os outros alunos que por motivos e circunstâncias diversas ainda não conseguiram este ano”.

O diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, felicitou todos os alunos que subiram ao palco para receber o Prémio de Mérito, que representa o reconhecimento daqueles alunos que do ponto de vista académico foram os melhores. E salientou que para alcançar esse objetivo, sobretudo após uma época de mais de dois anos de pandemia, “foi fundamental o esforço, a dedicação e a entrega”. Rui Parada da Costa enalteceu o esforço de todos os alunos e das suas famílias face às dificuldades causadas pela pandemia, e referiu o compromisso da Escola, dos Professores, do Município, de toda a comunidade educativa, de formar boas pessoas, para serem o melhor possível na sua vida futura. “Para que sejam os melhores cidadãos, para que sejam as melhores pessoas do mundo”.

A presidente da Associação de Estudantes, a jovem Eva Almeida, deu os parabéns a todos os colegas premiados, sem esquecer todos os outros que estudaram e se esforçaram durante o ano letivo, e deixou palavras de incentivo: “Lembrem-se que a escola é uma grande janela para o vosso futuro e que acima de tudo está a formar pessoas. Escolham bem a bagagem que querem levar daqui e continuem a trabalhar por uma escola mais criativa e mais inclusiva. Desejo muito sucesso a todos vós.”

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt