Mortágua acolhe Gabinete de Inovação Regional

Data: 2022-06-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O projeto Projeto @GIR - Gabinete de Inovação Regional, é uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra que pretende aproximar a academia aos territórios da região e trazer o conhecimento e a inovação para os mesmos, promovendo a transferência de conhecimento, investigação, inovação, formação, para os agentes locais (empresas, empreendedores, instituições públicas e privadas, associações, autarquias), contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local e regional.

O Município de Mortágua é parceiro deste projeto, sendo o Gabinete de Inovação Regional (a funcionar no Ninho de Empresas) mais um serviço de apoio para a concretização de ideias e projetos, a resolução de problemas ou resposta a necessidades identificadas.

Paral tal, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar, abrangendo as várias escolas e valências ministradas no Instituto Politécnico de Coimbra, que está disponível para apoiar as pessoas e entidades locais que manifestem interesse em beneficiar dessa partilha de conhecimento e de boas práticas, e trabalhar em conjunto para dar resposta às suas necessidades, aos seus desafios e projetos.

O Gabinete de Inovação Regional disponibiliza um atendimento quinzenal (5ªs feiras - 14h30), sendo também possível agendar reuniões ou visitas aos próprios locais (empresas e outras entidades) noutros dias, mediante prévia marcação.  

O projeto e a equipa associada foram apresentados à comunidade de Mortágua no passado dia 30 de maio. A Vice-Presidente do IPC, Drª Érica Castanheira, referiu que este projeto permite à instituição “sair das suas paredes, descentralizar a sua atividade”, e levar o conhecimento, a inovação, os alunos, aos territórios da região. “Muitas vezes o trabalho de investigação e inovação é feito entre paredes e consideramos essencial vir ao terreno, ouvir os agentes locais, porque nem sempre o que estamos a desenvolver dá resposta áquilo que são as necessidades das pessoas e entidades destes territórios. É este encontro entre as necessidades do território e o nosso saber-fazer que queremos promover. Ganhamos todos com este projeto”.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, felicitou o Politécnico pela “iniciativa inovadora” de vir até aos territórios, e referiu que o projeto é uma oportunidade única para todos os agentes locais com atividade no concelho que queiram beneficiar desta colaboração do IPC e melhorar as suas organizações. Referiu que a própria Câmara Municipal, no âmbito da parceria estabelecida, também pediu o apoio do IPC para o projeto do regadio da barragem de Macieira, relativamente ao estudo e avaliação das culturas a implementar, “de forma a podermos potenciar o regadio”. “Tudo isto tem de ser feito com o envolvimento das pessoas, da Junta de Agricultores, para podermos obter os resultados que todos desejamos”, vincou.  

Sendo que o objetivo é que quando o investimento estiver para começar já haja trabalho feito relativamente ao estudo das culturas, do planeamento e organização produtiva da Várzea de Macieira.

Para mais informações os interessados podem contactar:

Ninho de Empresas do Município de Mortágua:

Telef. 231 927 030

Email: ninho.empresas@cm-mortagua.pt

Instituto Politécnico de Coimbra:

gic@ipc.pt

sonia.chelinho@ipc.pt

967360974

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt