Autarcas do Município de Mortágua foram ver como funciona o sistema integrado de abastecimento e distribuição de água ao concelho e à região do Planalto Beirão.

Data: 2022-06-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Uma representação do Município de Mortágua, constituída por Vereadores, Membros da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta de Freguesia, efetuaram no passado dia 4 uma visita ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Planalto Beirão, concessionado à empresa Águas do Planalto, sedeada na localidade de Mosteiro de Fráguas, no concelho de Tondela.

É a partir daqui que a água chega a cinco municípios (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela) e a uma população total de 72 mil habitantes.

A visita foi proposta pelo presidente da Câmara, tendo a Águas do Planalto mostrado disponibilidade imediata para a sua realização. A Administração da empresa proporcionou uma visita guiada pelas infraestruturas e pelos equipamentos que suportam o sistema, desde a captação (Barragem do Pául), Estação Elevatória, Estação de Tratamento e Reservatório, até ao controlo e à telegestão, dando a conhecer o funcionamento e a complexidade de todo o processo até a água chegar às nossas torneiras, garantindo o seu fornecimento em quantidade e qualidade.

A estes equipamentos há que contabilizar Estações Elevatórias, reservatórios, condutas adutoras e de distribuição que completam o ciclo da água até ao objetivo final, o consumidor.

Foi uma visita de conhecimento muito interessante e profícua, que permitiu ter uma visão geral de como o sistema funciona e dos investimentos envolvidos para que esteja assegurada a segurança e a qualidade da água que consumimos. A Águas do Planalto tem sido distinguida ao longo dos anos com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo humano”, atribuídos pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. 

Recentemente a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) e a Águas do Planalto chegaram a acordo para aumentar a capacidade da Barragem do Paúl no correspondente a um mês de consumo no Verão. O projeto visa reforçar em mais 300 mil metros cúbicos a capacidade total da infraestrutura.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt