Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas

Data: 2022-06-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

A Câmara Municipal fez a entrega do jogo didático “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” aos alunos do 11ºB, do Grupo de História (Humanidades), do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Trata-se de um jogo de tabuleiro, para ser jogado por equipas e que assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português às Invasões Francesas, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da história, da cidadania, do desenvolvimento sustentável, da matemática e das artes.

Através de desafios de mimica, desenho, questões, as crianças, os jovens e as famílias adquirem conhecimentos, descobrem curiosidades, acerca deste acontecimento da nossa história, e desenvolvem competências. 

Após uma visita ao Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, Alunos e Professora da disciplina de História foram recebidos no Salão Nobre, pelo Presidente da Câmara e Vereadores do Executivo Municipal. O Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, deu as boas vindas e referiu-se ao acontecimento histórico (Invasões Francesas), que está na base da conceção do jogo, para deixar uma nota aos alunos: “o que deve ser enaltecido e valorizado é a resistência dos mortaguenses e das populações, a força e o engenho que demonstraram ante o invasor, havendo factos, episódios e histórias que dão conta da sua coragem, da sua luta, dos seus sacrifícios. Este jogo também foi concebido com essa intenção de relevar a resistência das populações que viviam nestes territórios, e esse exemplo de resistência tem hoje uma grande atualidade, olhando para a luta do povo ucraniano”.

Nos próximos dias vão ser entregues idênticos jogos a todos os alunos do 4º e 8ºanos, respetivamente. Este jogo didático vai servir de base ao concurso “Olimpíadas Escolares – Napoleão Bonaparte: o princípio do fim”, a decorrer no início do próximo ano letivo. Terá a participação de equipas formadas por alunos do 8ºano, decorrendo em duas fases, uma primeira a nível do Agrupamento de Escolas e uma segunda com os vencedores apurados em cada um dos municipios que integram a “Rede Temática das Invasões Francesas”.

O jogo didático “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” foi desenvolvido no âmbito da Rede Temática das Invasões Francesas, um projeto financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, que tem a CIM Região de Coimbra como entidade líder e envolve os Municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Rota Histórica das Linhas de Torres (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt