Caminhada e BTT “Na Rota Napoleónica” juntou participantes dos municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova

Data: 2022-05-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

A iniciativa “Na Rota Napoleónica”, realizada no passado dia 22, juntou participantes dos Municipios de Mortágua, Mealhada e Penacova, no âmbito da parceria dos três municipios em torno da temática das Invasões Napoleónias e da promoção do Turismo Militar. O Município de Mortágua participou nas modalidades de Caminhada e BTT, com um total de 90 inscritos.

O largo da aldeia do Meligioso constituiu o ponto de concentração da Caminhada, um percurso de 8km (ida e volta) delineado por locais associados à passagem das Invasões, como o Moinho do Meligioso, Moinho de Sula (Posto de Comando do general inglês Crawford), Museu Militar do Bussaco e Obelisco. A prova de BTT, um percurso de 40 km (ida e volta) teve partida na Praça do Município e percorreu também trilhos e aldeias que estiveram na rota da Invasão de 1810.

No Obelisco, monumento comemorativo da Batalha do Bussaco e de homenagem aos soldados anglo-lusos que combateram o invasor, confluíram os participantes das Caminhadas e do BTT oriundos dos três municipios, a que se seguiu um momento de exercício físico e relaxamento, dinamizado pelos Técnicos de Desporto dos respetivos municipios. O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, marcou presença nas várias atividades, e destaca “a união dos três Municípios em torno da promoção de um património histórico comum e da marca Bussaco”, referindo que as atividades de desporto e aventura também são um meio de divulgar e promover a região, os seus valores históricos, naturais e culturais.

A atividade contou com a colaboração da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Meligioso, (cedência de instalações e Almoço-convívio) e do Núcleo de BTT do Sporting Clube de Portugal de Mortágua (elaboração do percurso BTT).









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt