CLDS 4G de Mortágua assinalou Mês do Coração com atividades físicas e ação de sensibilização para a saúde.

Data: 2022-05-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


CLDS 4G de Mortágua assinalou Mês do Coração com atividades físicas e ação de sensibilização para a saúde. Destinatários foram pessoas com 55 ou mais anos.

 

O CLDS 4G de Mortágua (Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4ª Geração) promoveu no passado dia 19 um conjunto de atividades/ações alusivas à comemoração do Mês do Coração. Cerca de 100 pessoas participaram nas várias ações, tendo como ponto de encontro a Praça do Município.

Antes do início das atividades, as técnicas do CLDS e a Vereadora do pelouro da Cultura e Desporto, Ilda Matos, deram as boas vindas aos participantes, desejando que tivessem um dia agradável e animado. Após a formação de um Coração Humano e uma sessão de pré-aquecimento, deu-se a partida para a Caminhada, que ligou a Praça do Município, Barril, Percurso Urbano da Ribeira da Fraga, e com términus no Parque Verde, onde o reforço, constituído por água e fruta, aguardava os participantes.

As atividades no Parque Verde foram distribuídas por três “estações”, cada uma correspondendo a uma atividade, e com rotação dos participantes. Constaram de atividades físicas, uma ação/demonstração sobre procedimentos de Suporte Básico de Vida e uma ação de sensibilização sobre prevenção de doenças cardiovasculares e adoção de estilos de vida e alimentação saudável.

Estas ações, inseridas no Plano de Ação do CLDS 4G de Mortágua, foram dinamizadas em parceria com o Município de Mortágua, a Unidade de Cuidados na Comunidade (Centro de Saúde de Mortágua) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

Foi uma manhã diferente marcada pela boa disposição, o convívio e o exercício físico, que serviu para alertar para a importância de cuidarmos do nosso corpo e mente, como fator essencial para a qualidade de vida.

Karina Afonso, técnica Coordenadora do CLDS 4G de Mortágua, referiu que as atividades enquadram-se no Eixo 3 do projeto, que está direcionado para o envelhecimento ativo e o apoio à população idosa. “Como o mês de maio é o Mês do Coração, aproveitámos para promover estas atividades para a comunidade em geral”, adiantando que o CLDS já promove a atividade física, de forma regular, quinzenalmente, em 11 localidades do concelho, com a colaboração de Associações Locais. “Há 15 dias dinamizámos também a vertente da dança para assinalar o Dia Mundial da Dança. É uma atividade recreativa que praticamente todos gostam e que tem múltiplos benefícios, sejam físicos, psíquicos, emocionais”.

Segundo Karina Afonso, as questões da solidão e do isolamento na população idosa acentuaram-se durante a pandemia covid, período em que as pessoas ficaram mais sedentárias, daí a importância de se retomarem os hábitos da atividade física e da socialização.

O CLDS 4G de Mortágua tem como entidade promotora o Município de Mortágua e como entidade coordenadora a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, designada Entidade Coordenadora Local da Parceria.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt