Rali de Mortágua marcado pela estreia da “Mortágua Arena” e número recorde de equipas participantes

Data: 2022-05-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A edição de 2022 do Rali de Mortágua ficou marcada por uma mão cheia de novidades, como o regresso da Super-Especial, o Troféu Peugeot Rally Cup Ibérica, a nova localização do Parque de Assistência (Expomortágua) e sobretudo a nova zona espetáculo designada “Mortágua Arena”.

A que se somou um número recorde de equipas participantes, mais de meia centena, distribuídas por 21 do Campeonato Promo, 14 do Campeonato de Ralis 2RM, 12 do Peugeot Rally Cup Ibérica, 5 do Campeonato Portugal Clássicos de Ralis, 2 do Campeonato Portugal Júnior de Ralis e 3 do Rali Extra.

Organizada pelo Clube Automóvel do Centro, com o apoio do Município de Mortágua, a prova arrancou na sexta-feira à noite com a Super-Especial, num regresso muito ansiado desta classificativa, que não se pôde realizar o ano passado devido ainda às condicionantes da pandemia covid19. O circuito delineado entre a EN234 e as rotundas de Vale de Açores/Povoinha, voltou a concentrar milhares de pessoas que puderam ver os pilotos em ação, num cenário de proximidade mas com toda a segurança. Os pilotos mais audazes receberam grandes ovações do público.

No sábado realizaram-se três troços, com dupla passagem: Mortágua (7,75km), Laceiras (13,08km) e Aguieira (19,09km), mais a Super-Especial (2,20 km). No total o percurso perfez 162,79km, dos quais 84,24km disputados ao cronómetro.

Como é habitual, no final da prova teve lugar na Praça do Município a cerimónia de consagração dos vencedores nas várias categorias, procedendo-se à entrega dos troféus. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e os Vereadores Luís Filipe Rodrigues e Ilda Matos, foram convidados a associarem-se ao momento.      

O presidente da Câmara Municipal faz um balanço positivo da prova, salientando o número recorde de equipas inscritas, o Campeonato Promo e o Troféu Cup Ibérica, mas vinca a vontade e o objetivo do Município em voltar a ter o Campeonato de Portugal de Ralis em Mortágua. “A decisão não é nossa, mas iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o Rali de Mortágua volte a ser pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, que é o lugar onde merece estar, por direito próprio. Temos um dos melhores ralis do campeonato português, com um público entusiasta, numa região onde há muita paixão pelo desporto automóvel. O Rali de Mortágua representa toda uma região e o Campeonato de Portugal de Ralis deve ter uma representatividade nacional e não estar concentrado no norte do país, como hoje acontece ”.

Ricardo Pardal destacou ainda o investimento do Município na valorização e melhoria contínua do rali, para os pilotos e para o público, sendo disso exemplo a recém-criada “Mortágua Arena.” “É um palco privilegiado para o público poder ver “in loco” e em campo aberto os pilotos ao longo de dois quilómetros, sem sair do mesmo local, acompanhando a evolução dos carros em vários patamares. É um local de eleição para ralis, que oferece condições ímpares no panorama nacional e mesmo internacional”. Isso mesmo foi atestado pelos pilotos, que tiveram a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, esta zona espetáculo. “É uma zona muito atrativa para o público, o traçado é muito interessante, acho que é uma mais-valia para o Rali de Mortágua”, comentou Gonçalo Henriques, 4º lugar da Geral e 1º nas Duas Rodas Motrizes do Campeonato Promo.

 Esta nova zona espetáculo vai ser estreada dentro de dias, a 20 de maio, no Campeonato do Mundo de Ralis, e promete ser um dos novos “santuários” de ralis no nosso país.

Vencedores

 

Campeonato Promo de Ralis

Adruzilo Lopes/ Paulo Leones – Mitsubishi Lancer Evolution IX

Pegueot Rally Cup Ibérica

Diego Ruiloba/Alvarez Baragana – Peugeot 208 Rally4

Campeonato de Portugal de Ralis 2RM

Ernesto Cunha / Rui Raimundo – Peugeot 208 Rally4

Campeonato Extra

Miguel Correia /Jorge Carvalho – Skoda Fabia R5

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt